Nem sempre assuntos sérios precisam ser contados em formato sisudo como um livro. A história em quadrinhos (HQ), famosa por abrigar conteúdo infantojuvenil e de aventuras, foi o gênero escolhido pelo autor Cordeiro de Sá para publicar Malu - Memórias de uma Trans. A obra tem lançamento no sábado, 18, no Museu da Diversidade, espaço precursor no País para divulgação da cultura arco-íris, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
"Sempre fui muito sensível ao universo LGBT, pois tenho muitos amigos, alunos e mestres homossexuais e trans. Acompanhar parte da transformação de minha amiga de infância, de suposto 'menino' para a mulher que sempre foi, me mostrou que esse processo muito sofrido é também muito rico", relata Cordeiro, que é arquiteto e artista visual.
O autor se refere à atriz Alessandra Leal, principal referência dentre todas as histórias reais ouvidas por ele para que compuseram a fictícia Malu do título da obra.
A HQ recebeu incentivo da Secretaria de Cultura de Ribeirão Preto e teve consultoria técnica da transexual Ágatha Lima. Malu - Memórias de uma Trans será terá 5 mil exemplares distribuídos pelo Estado de São Paulo, e também está disponível para download na fanpage do Ribeirão Preto em Quadrinhos. Mais informações sobre o evento do sábado, você confere em nossa Agenda.