Em comemoração ao Dia do Orgulho Lésbico, em 19 de agosto, o Museu da Diversidade Sexual reabrirá suas portas com uma mostra evidenciando a luta por direitos das mulheres homossexuais.
Quando as Lésbicas se Levantam: a Luta e a Resistência Sapatão nos Anos 80 celebra os 40 anos do maior levante lésbico no País.
Em 19 de agosto de 1983, ativistas do Grupo Ação Lésbica Feminista (Galf) ocuparam o Ferro's Bar para protestar contra o preconceito que as mulheres homossexuais sofriam no local.
O local, na Bela Vista, era um dos mais famosos points lésbicos de São Paulo e havia passado a proibir, semanas antes, a distribuição de um fanzine lésbico, o ChanaComChana.
A mostra - com cartazes, fotos e vinis raros - será realizada na nova sede administrativa do museu, na Avenida São Luís, enquanto o espaço da estação República do metrô segue em reforma.
No mesmo 19 de agosto, o museu também fará uma ação conjunta para ocupar as ruas do centro. Haverá caminhada do endereço onde funcionou o Ferro's Bar até a sede do museu chamada "Orgulho Lésbico - 40 Anos do Levante do Ferro's Bar".
A iniciativa contará com show do grupo Sapatrônicas e tem apoio do Sesc 24 de Maio, Museu Judaico, Cine Sapatão, Gaavah e Arquivo Lésbico Brasileiro.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.