Museu da Diversidade Sexual reabre com espaço 5 vezes maior

Fechada desde 2022, instituição teve R$ 5 milhões de investimento

Publicado em 30/05/2024
Museu da Diversidade Sexual reabre em São Paulo
Duas mostras fazem resgate histórico de LGBT no museu

Com investimento de R$ 5 milhões, o Museu da Diversidade Sexual (MDS) anunciou, na quarta-feira 29, sua reabertura.

Curta o Guia Gay no Instagram

A instituição mantém o mesmo endereço - dentro da estação República do metrô - mas ampliado. De 100 metros quadrados, o espaço passou para 540 metros quadrados.

"Para nós é uma enorme honra poder compartilhar esse museu com o público. Este é um espaço de arte, acolhimento e convergência para aqueles que buscam uma sociedade com mais respeito e diversidade. Essa ampliação física também reflete a ampliação de horizontes que buscamos em todas as nossas atividades”, afirmou Carlos Gradim, diretor presidente do Instituto Odeon, que faz a gestão do museu.

"É um momento sublime para nós, considerando principalmente que estamos fazendo este movimento às vésperas do mês do orgulho, tão representativo para nós. A reabertura é o primeiro passo de uma série de atividades culturais e educativas que serão oferecidas ao público, criando conexões e diálogos importantes para a sociedade."

Em seu retorno, a instituição conta com mais de 100 obras divididas em duas exposições: Pajubá: A Hora e a Vez do Close, de média duração, e Artes Dissidentes: O Céu que Brilha no Chão, de curta duração.

Ambas as mostras são dedicadas a resgatar personalidades LGBT que tiveram importância histórica no País.

O museu foi fechado em abril de 2022, às vésperas da abertura da exposição Duo Drag e também do início de sua expansão após denúncia do deputado estadual Gil Diniz (PL) a respeito de suspostas ireegularidades cometidas pelo Odeon. 

Desde agosto de 2023, sua sede administrativa, na Avenida São Luís, na República, recebia pequenas mostras e eventos.

Primeiro museu LGBT do Brasil e aberto em 2012, o MDS funcionará de terça a domingo, de 10h às 18h, com entrada gratuita mediante retirada de ingresso antecipadamente on-line.

 

Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.

 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.