Por Kawan Lopes (Supervisionado por Marcio Claesen)
O Museu da Diversidade Sexual estreou, nesta terça-feira 13, a 2ª Mostra Diversa, evento bienal que apresenta obras e artistas que tratam de diversidade sexual e questões de gênero.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Esta edição conta com 17 projetos - de 70 que foram inscritos - incluindo fotografias, desenhos, aquarelas, pinturas e colagens, destacando discussões sobre transsexualidade, binarismo de gênero e os ataques sofridos pela comunidade LGBT.
Projetos como Luz dos Olhos Meus, de Victor Grizzo, e Adágio, de Rafael Roncato, em parceria com a cartunista Laerte Coutinho, estarão em exposição. Em destaque, nesta edição, está a coletânea fotográfica POSTALGBT, do artista Weio, que reuniu retratos produzidos em locais onde ocorreram ataques de intolerância e ódio contra gays, lésbicas, bissexuais, transsexuais e travestis. A obra é acompanhada de depoimentos das vítimas.
A ideia central de promover a Mostra Diversa é atender a demanda de artistas que dialogam com questões de gênero e igualdade, que geralmente enfrentam dificuldades em conquistar espaços em lugares mais populares e tradicionais.
O museu é um dos três do segmento no mundo e o primeiro da América Latina, e vem, desde 2012, comprometendo-se à preservação do patrimônio cultural da comunidade LGBT e dando espaço a novos artistas que promovem discussões sobre a temática.
A exposição fica em cartaz de terça a domingo até 30 de setembro. Mais informações você tem em nossa Agenda.