Eduardo Leite (PSDB) deu um passo histórico: ele se tornou o primeiro governador brasileiro assumidamente homossexual.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
No Conversa com Bial, da TV Globo, que vai ao ar nesta quinta-feira 1º, o governador do Rio Grande do Sul fala pela primeira vez em público de sua orientação sexual.
Mais
>>> Eduardo Leite processa Roberto Jefferson por homofobia
>>> Roberto Jefferson ataca Eduardo Leite: 'Coisa de viado'
"Eu nunca falei sobre um assunto que eu quero trazer pra ti no programa, que tem a ver com a minha vida privada e que não era um assunto até aqui porque se deveria debater mais o que a gente pode fazer na política, e não exatamente o que a gente é ou deixa de ser", explicou.
Mais
>>> Políticos parabenizam Eduardo Leite por ter se declarado gay
Nas palavras do governador, "nesse Brasil com pouca integridade a gente precisa debater o que se é, pra que se fique claro e não tenha nada a esconder".
Mais
>>> Conheça o namorado de Eduardo Leite: pediatra Thalis Bolzan
Na sequência, ele diz: "Eu sou gay. Eu sou gay. E e sou um governador gay, e não um gay governador, tanto quanto Obama nos Estados Unidos não foi um negro presidente, foi um presidente negro. E tenho orgulho disso."
A declaração de Eduardo Leite tem peso ainda maior se levarmos em conta de que ele é pré-candidato à Presidência da República pelo seu partido. O governador de São Paulo, João Doria, é um dos nomes que devem disputar as prévias do PSDB pela indicação.
Orgulho do @EduardoLeite_ ?? pic.twitter.com/4a1z3HFMG9
— Eliseu Neto (@eliseuneto) July 2, 2021
Eduardo Leite é natural de Pelotas, tem 36 anos e é formado em Direito. Ele foi eleito vereador de sua cidade em 2008 e prefeito em 2012. Em 2018, venceu, no segundo turno, o governador José Ivo Sartori (MDB) que tentava a reeleição, e se tornou governador do Rio Grande do Sul com 3,1 milhões de votos.