A "saída do armário" do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) foi alvo de congratulações de políticos de diferentes espectros políticos.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A TV Globo divulgou pequeno trecho do programa Conversa com Bial, que vai ao ar nesta quinta-feira 1º em que ele diz ter orgulho de ser gay.
Mais
>>> Governador do RS, Eduardo Leite se assume gay
Eduardo Leite é o primeiro governador na história do País a se revelar homossexual especificamente e LGBT de forma geral.
Primeiro e único senador abertamente gay e LGBT do Brasil, Fabiano Contarato (Rede-ES) disse: "Sei a dor que é a prisão do armário, sobretudo num ambiente conservador que é a Política, e cada um deve descobrir seu momento certo para esse gesto".
Parabenizo o gov. @EduardoLeite_ pela bravura! Sei a dor que é a prisão do armário, sobretudo num ambiente conservador como a Política, e cada um deve descobrir seu momento certo para esse gesto. Seja feliz e siga seu ótimo trabalho: a vida será mais leve! https://t.co/R0Mg5SZLq7
— Fabiano Contarato (@ContaratoSenado) July 2, 2021
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que disputará as prévias do partido junto de Leite para concorrer à Presidência da República, escreveu: "Admiração e respeito ao meu amigo".
Admiração e respeito ao meu amigo @EduardoLeite_
— João Doria (@jdoriajr) July 2, 2021
Deputada estadual pelo Psol do Rio Grande Sul, Luciana Genro, que disputou as eleições à Presidência da República em 2014 e foi a primeira a defender a comunidade LGBT em um debate eleitoral nacional, também saudou seu conterrâneo.
"Quero parabenizar o governador @EduardoLeite_ pela atitude corajosa de falar sobre sua orientação sexual. Atitude necessária para ajudar LGBTs que lutam pelo fim da discriminação. Bandeira de arco-íris", escreveu.
Quero parabenizar o governador @EduardoLeite_ pela atitude corajosa de falar sobre sua orientação sexual. Atitude necessária para ajudar LGBTs que lutam pelo fim da discriminação. ???
— Luciana Genro (@lucianagenro) July 2, 2021
Deputada federal também pelo Psol gaúcho, Fernanda Melchionna ressaltou o fato do governador ser de um Estado brasileiro conservador.
"Parabéns ao governador Eduardo Leite. Tem que ter coragem para assumir abertamente sua orientação sexual em um estado conservador como o nosso. Esperamos que essa atitude seja um passo adiante na construção de políticas públicas pelos direitos LGBTI+."
Parabéns ao governador Eduardo Leite. Tem que ter coragem para assumir abertamente sua orientação sexual em um estado conservador como o nosso. Esperamos que essa atitude seja um passo adiante na construção de políticas públicas pelos direitos LGBTI+.
— Fernanda Melchionna (@fernandapsol) July 2, 2021