Por Marcio Claesen
Fala-se em lugares gays e pensa-se em: pegação? Música em alto volume? Homens seminus? Sim. E não!
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Endereços voltados à comunidade LGBT em uma cidade como São Paulo são tão numerosos que abarcam inúmeras subdivisões de gostos e públicos.
Claro, há ambientes onde só homens e com jockstrap podem entrar? Sim, e que delícia! Mas há também opções para exercer seu orgulho arco-íris, estar junto a outros LGBT e levar crianças e pessoas mais velhas.
Confira nossa seleção de 9 endereços amados por LGBT e que pais, avós, sobrinhas, afilhados e irmãs vão se sentir super à vontade (mais informações estão nos links nos títulos):
A mais famosa avenida da cidade combina com tags como poder econômico e atração turística, mas também com pluralidade. Ela é de todos e para todos! Desde seu fechamento para carros aos domingos, em 2015, a Paulista tornou-se neste dia um dos maiores passatempos das famílias. E quando falamos em famílias, incluam-se todos mesmo.
Entre uma vitrine aqui e um food truck ali, casais de gays e lésbicas convivem harmoniosamente com senhores idosos e grupos de héteros, interessados apenas em curtir as apresentações musicais e comprar artesanato.
Quem já se sentou nesta hamburgueria da Vila Mariana percebeu que a diversidade, ali, não é um conceito abstrato. Grupos animados de amigos gays e casais apaixonados de lésbicas estão lado a lado em mesas com pais e filhos pequenos em um ambiente com cardápio e decoração que remetem a símbolos LGBT.
Sopas, sanduíches, pratos, doces... A variedade de opções no cardápio reflete-se no misto de público. Durante a madrugada, os gays reinam, no almoço, centenas de pessoas que trabalham na região da Paulista. A qualquer hora do dia, no entanto, esta padaria 24 horas é espaço para celebrar a diversidade.
4. Boteco Ouzar
O point é tradicional de lésbicas, mas todos são bem-vindos neste bar simples que fica no alto de uma ladeira e com mesas na calçada. Em noites quentes ou às tardes nos fins de semana, é boa pedida para dividir com a mãe ou o pai o seu convívio com a diversidade e provar o cardápio vegano da casa.
5. Canetto Restaurante & Pizza Bar
Em meio ao burburinho do Baixo Augusta, este endereço é um oásis para quem busca tranquilidade. Ambiente sóbrio e música em volume baixo ornam com as inúmeras (e deliciosas) opções de pizzas - e alguns pratos - que chegam às mesas de casais e grupos de amigos.
Shopping combina com crianças, certo? Então, este é um ótimo endereço para levá-las e fazê-las aprender sobre diversidade desde cedo. Inúmeros casais de gays passeiam de mãos dadas neste que é, por tradição, o shopping mais arco-íris do Brasil. Pegue na mão do sobrinho ou da vovó e lhes mostre que há muitos tons na vida.
Com salão amplo, este restaurante é conhecido pelas massas de fabricação própria e fica em meio a dezenas de endereços LGBT. Espaço adequado para ir em família e ver a diversidade dentro e fora dali - por meio das janelas de vidro que dão para o intenso movimento do Arouche.
O parque mais famoso da cidade é também um dos mais democráticos. Rolezinhos de gays e lésbicas adolescentes, gays bombados, casais de lésbicas trintonas, héteros de classe alta e de classe baixa... Uma infinidade de públicos frequenta o "Ibira", sobretudo aos fins de semana.
9. Museu da Diversidade Sexual
A capital com o maior número de museus do País é também uma das únicas três cidades do mundo que têm um museu LGBT. Instalado no bairro (a República) com a maior quantidade de endereços LGBT do Brasil, o espaço é gerenciado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e apresenta o ano todo mostras que celebram artistas que são ou trabalham com a diversidade.
A partir desta quinta está em cartaz a mostra Tarja Preta, que faz um retrospecto da carreira da grande Vania Toledo, fotógrafa que eternizou ícones LGBT brasileiros. A artista também fez registros inéditos especialmente para a exposição.