Por Marcio Claesen
Poucas cidades no mundo podem ostentar essas duas marcas: São Paulo é um dos lugares com a maior oferta de estabelecimentos LGBT e de peças de teatro de todo o tipos nos palcos.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Imagina, então, quando o orgulho arco-íris se cruza com os tablados? Dá nisso aqui: há 22 peças de temática LGBT em cartaz até domingo, nesta que é a semana da 22ª Parada de SP.
Como o Guia Gay São Paulo é o site referência para espetáculos LGBT na cidade, não podíamos deixar de elaborar esta lista.
Há espetáculos que fazem sessão específica para a semana do orgulho, alguns estão saindo de cartaz e outros estão entrando. Ou seja, é a semana em que todas as peças se encontram!
Dividimos as peças em subgrupos para facilitar a busca, o que não quer dizer que elas só possam se encaixar em uma categoria (em "boys magia", por exemplo, estão peças com nudez e teor erótico, mas que também são dramas).
Para moradores ou visitantes, esta é uma época sem igual para desfrutar desse delicioso cardápio cultural que a capital paulista pode oferecer. Mais informações sobre os espetáculos, como horários, valores e locais de exibição, você tem clicando no nome de cada um:
Comédia
A Banheira
O que acontece quando um pai de família leva sua mãe para casa? Lá, sabe-se que ela é transexual e, pasmem, todos ficam presos no banheiro quando um assaltante invade a casa. Na confusão, descobre-se que a amante é uma parente próxima da mulher traída, que sempre teve vergonha do jeito de ser da outra. A peça com Du Kammargo está em cartaz às quintas, no Teatro Ruth Escobar.
A Cigarra e a Formiga
A fábula de La Fontaine ganha sátira para o público adulto. Ricardo Leitte e as drag queens Valenttini e Alexia Twister fala da rivalidade entre a Cigarra e a Formiga e a disputa para que vai ficar com o Pernilongo.
Acredite, um Espírito Baixou em Mim
Já são 20 anos em cartaz desta comédia que fala de um homossexual assumido que morre e não aceita o seu destino no céu. Ele volta pra terra, mas no corpo de um machista radical e cria muitas confusões.
Rose, a Doméstica do Brasil
Estrela do programa Treme Treme, do Multishow, a personagem do comediante mineiro Lindsay Paulino diverte o público ao relembrar sua trajetória em casas de homossexuais e faz paródias hilárias como a de "Grelo" em cima de Halo, da Beyoncé.
Stand-up drag
Elas São Lokas
Nesta peça, Dimmy Kieer, Kaká de Lima, Stefany di Bourbon, Ingrid Bryam, Roberson Lima e Luisa Marilac falam de mulheres fúteis e enloquecidas pela veia consumista.
Eu Sou Ela, Eu Sou Ele?
Dimmy Kieer de novo, mas aqui, fazendo stand-up sobre seus 26 anos de carreira nos palcos e brincando sobre a dicotomia de ser ao mesmo tempo a drag e o maquiador Dicesar.
Infantil
A Princesa e a Costureira
Nesta singela adaptação do livro homônimo de Janaína Leslão, uma princesa está prometida ao príncipe do reino vizinho, mas se apaixona pela costureira encarregada de fazer seu vestido de casamento.
Romance
Querido Amigo
Esta é uma comédia dramática que pode ser descrita como um romance às avessas. Dois amigos da vida toda dividem apartamento, mas a relação fica conflituosa, quando um deles, que é gay, se apaixona pelo outro, que é hétero.
Vidros Arriados
Luiz e Mario trabalham na mesma empresa e vão levando suas vidas, sem nenhum brilho. Até que em um dia se surpreendem um com o outro e dali nasce um sentimento.
Musical
O Vlogger Hipster do Grindr
Esta comédia musical fala de um rapaz que está na seca há anos. Seus amigos, então, resolvem fazer um reality no YouTube para achar um boy magia para ele.
Suspense
Coisas Acontecem Nesta Casa
Comédia em tom de suspense trata de três amigos gays de idades diferentes que fazem um jantar na expectativa de saldar suas dívidas. Mas uma morte ocorre e fatos misteriosos se sucedem.
Drama
Dama da Noite
Luiz Fernando Almeida comemora sete anos do espetáculo no qual dá vida a esta personagem, uma criatura da noite que fala de suas angústias com texto do genial Caio Fernando Abreu.
Eu Sei Exatamente como Você Se Sente
A partir de textos do britânico Neil Bartlett, peça fala sobre o medo da homofobia, o relacionamento entre pais e filhos, o estigma do HIV e a coragem de lutar pelos direitos HIV.
Guarde para os Dias e Chuva
Daniel e Eduardo são casados, mas o primeiro ainda tem uma relação mal-resolvida com o ex, Ricardo. Adoção, preconceitos, rejeição e segredos perpassam nesta história.
Somos Todos Tão Jovens
Homossexualidade, drogas e a primeira transa são temas que perpassam a vida de um grupo de jovens de uma grande cidade em histórias que se cruzam.
Boy magia
Bruta Flor
Neste drama com toque espiritualista, Lucas e Miguel tiveram uma noite de amor e se separaram. Anos depois, reencontram-se casualmente e a paixão reacende, mas Lucas está casado e prestes a ser pai.
Os Rapazes da Rua Augusta
Mariano e Gabriel se conhecem vendendo o corpo na Rua Augusta. Os dois passam a morar juntos e o primeiro apresenta ao recén-chegado o universo das saunas gays. Aos poucos, algo mais nasce entre eles.
Sabe Quem Dançou?
No submundo da capital paulista, Madonna é uma transformista receptadora de objetos roubados. Ela e Passarinho vivem uma relação conflituosa baseada em interesses. A coisa desanda com a chegada de mais um bonitão.
Trans e não-binários
As 3 Uiaras de SP City
Escrita por dramaturga trans e encenada por atrizes trans, peça faz ligação/recorte da violência transfóbica dos anos 1980 aos dias de hoje.
Cabaret Transperipatético
Opressão, transfobia e afeto circudam o espetáculo do grupo Os Satyros que tem trilha sonora quase toda formada por artistas transexuais, que também estão no palco.
Motel Marques
Em homenagem ao dramaturgo Plínio Marques, peça fala de personagens envoltos na marginalidade. O gerente de um bar, o patrão do tráfico, um pivete e sua irmã transexual se encontram em uma história sobre rivalidade e preconceitos.
Pink Star
Em 2501, Purpurinex é uma pessoa que não se enquadra nos padrões de gênero e se envolve em um "quadrisal", romance com a drag queen Kátia Veroska, a ex-freira Rita de Cássia e a robô erótica Gina Made in China.