O Brasil vai ter a primeira mulher da comunidade LGBT na Câmara dos Deputados. Bissexual, Vivi Reis (Psol), do Pará, assumirá vaga de deputada federal que era do colega de partido Edmilson Rodrigues, eleito prefeito de Belém no domingo 29.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Com isso, o Congresso Nacional passará a ter quatro pessoas LGBT assumidas. Os outros são gays: os deputados cariocas Marcelo Calero (Cidadania) e David Miranda (Psol), e o senador capixaba Fabiano Contarato (Rede).
Mais
>>> Bissexuais Vivi Reis e Bia Caminha são eleitas vereadoras em Belém
Há 15 dias, Vivi comemorou a vitória nas eleições para ser vereadora da capital paraense.
Com 9.654 votos, ela foi a mulher mais votada da cidade. Junto com Bia Caminha (PT), elas foram as primeiras bissexuais assumidas vitoriosas para o legislativo local.
Fisioterapeuta, Vivi obteve mais de 22 mil votos em 2018 quando se candidatou à Câmara dos Deputados e ficou com a suplência.
Em seu lugar na Câmara Municipal de Belém assumirá Nazaré Lima.
No Twitter, Vivi comemorou: "A bancada federal do PSOL será a única bancada com maioria de mulheres. Seremos seis de um total de dez."
Em Belém, o PSOL derrotou nas urnas o bolsonarismo. Edmilson foi eleito prefeito e vai governar ao lado do povo trabalhador. Fui a vereadora mais votada da cidade, ganhamos vocalizando a luta das mulheres, negras e negros, LGBTI+ e de todos aqueles que vivem do seu trabalho. pic.twitter.com/sMn0s70bY8
— Vivi é Ed50 (@vivireispsol) November 29, 2020
Com a vitória de Edmilson assumirei como Deputada Federal, pois sou sua suplente. A bancada federal do PSOL será a única bancada com maioria de mulheres. Seremos seis de um total de dez.
— Vivi é Ed50 (@vivireispsol) November 29, 2020
Nazaré Lima assumirá minha vaga de vereadora na Câmara de Belém. Uma outra mulher negra e profissional da saúde, como eu. Honrarei, em Brasília os votos que recebi da população de Belém ampliando nossa participação no terreno federal.
— Vivi é Ed50 (@vivireispsol) November 29, 2020