Pequeno oásis de respiro em meio à multidão, a praça que fica ao lado da Avenida Paulista e do restaurante Spot vai fechar.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A decisão é do Condomínio Cetenco Plaza, que administra a praça e alguns edifícios que ficam entre a avenida e a Alameda Ministro Rocha Azevedo, na Bela Vista, região central.
A praça estava aberta desde a década de 1970 e praticamente todo o seu entorno será protegido por placas de vidro.
Segundo a Veja São Paulo, a decisão do condomínio foi motivada pela preocupação com a segurança na região, que atrai muitos casais jovens de namorados.
O arquiteto e urbanista Marcus Vinicius Damon, lamentou, em suas redes sociais, o fechamento.
"São Paulo carece de espaços abertos como esse. E nunca testemunhei nada de estranho por lá. É muito triste", escreveu Damon, de acordo com a reportagem.
"A ideia de fechar a Cetenco Plaza parece-me uma péssima decisão do condomínio", afirmou o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) José Lira, à Veja São Paulo.
"Ela transforma um dos mais destacados conjuntos arquitetônicos da Avenida Paulista em um empreendimento inexpressivo", disse.
O Spot, que está na região desde a década de 1990 e é um dos restaurantes mais gay-friendly da cidade, usufruía indiretamente da praça.
Como o movimento no estabelecimento é grande, muitos clientes sentavam-se ali por perto, para esperar uma mesa, com a vista deliciosa da fonte, na praça. Os responsáveis não responderam se o fechamento pode prejudicar o restaurante.