Repleto de mostras temáticas, o 22º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade apresenta um programa no qual sobra testosterona. É o Barba Rija & Outros Ursos voltado aos homens grandes e fortes, onde bigodes, barbas e pêlos são essenciais para um estilo de vida.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
São quatro curtas e médias-metragens europeus, com destaque para Portugal. De lá vem Barba Rija, que dá nome ao programa, de André Murraças. O filme segue as vidas três ursos moradores de Lisboa, Pedro, António e Ursão. O primeiro é o romântico do grupo, o segundo tem um dilema que lhe pode custar uma amizade e o terceiro, o conquistador.
Também é português o curta Boys, de Dario Pacheco e José Gonçalves, que explora o fetiche do esporte e dos balneários. Já Daddies é uma coprodução de Portugal com o Reino Unido. O filme de Antonio da Silva acompanha dez homens com mais de 40 anos se despindo e revelando que há vários tipos de daddies (ou paizões).
Da Dinamarca vem o último do grupo, Nomansland. Dirigida por Karsten Geisnaes, a produção explora a cena gay de Copenhagen. O belo Christian se esforça para juntar as peças de sua vida destruída após a morte prematura de seu ex-amante. Sofrimento, persistência do amor e preço da autenticidade dão a tônica do filme.
O programa Barba Rija & Outros Ursos será exibido na quarta-feira 19, às 22h, no Espaço Itaú Augusta 2. Os ingressos custam R$ 27 (inteira) e R$ 13,50 (meia). A comunidade LGBT e simpatizantes pagam meia.