Símbolo arco-íris da periferia, Guinga's Bar completa 8 anos

Estabelecimento transformou cena LGBT da Zona Leste

Publicado em 09/04/2015
Guingas Bar - Ioiô Vieira de Carvalho
Ioiô Veira de Carvalho tornou-se símbolo do bar

Referência em diversão arco-íris da Zona Leste, o Guinga's Bar completa oito anos nesta sexta-feira 10. O aniversário coroa trajetória feita de muita persistência e conquistas com foco em um segmento geralmente esquecido na periferia da cidade. E com orgulho! 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Primeiro vieram as festas. O sucesso deu o incentivo para o empresário Ailton Pedro abrir o Guingas em um pequeno endereço em Sapopemba. Um ano mais tarde, veio a mudança para um espaço maior, onde se consagrou como um dos palcos mais inclusivos da cidade.

"A proposta era fazer um lugar em que as pessoas não precisassem ir muito longe para se divertir", conta Ailton ao Guia Gay São Paulo. Mas o resultado encurtou não só distâncias. "Um dos triunfos do estabelecimento foi o de ter feito com que muitos perdessem o medo que tinham da região e o preconceito."

Bastante querido por quem mora na Zona Leste, o bar, entretanto, não tem seu público restrito à área. Ele recebe clientes até do outro lado da cidade. "Há pessoas que vêm de Osasco, de Pirituba, de Pinheiros, do ABC para ver os shows de drags, cantar ou conversar mesmo", revela Ailton.

Símbolo maior do bar, a drag Ioiô Vieira de Carvalhotem a mesma avaliação. "A importância do Guinga's é enorme. Nossa comunidade gay precisa de um diferencial, um bar, uma balada na Zona Leste, Sul, Oeste, Norte, com sua identidade, a de periferia, porém sem deixar a desejar em relação aos estabelecimentos do Centro."

O caminho percorrido por Ioiô no bar foi ascendente. Desde o início, ela fez shows na casa, mas, há pouco mais de dois anos, a artista foi chamada para produzir uma das noites do local e transformou definitivamente a imagem do Guinga's.

"A Ioiô acrescentou bastante. Ela deu mais visibilidade à casa", diz Ailton. O empresário credita à drag e produtora da noite Tô Ke Tô, às sextas-feiras, a responsabilidade por realizar um sonho antigo seu, que parecia irrealizável, o de levar Silvetty Montilla ao seu palco. Pela amizade com Ioiô, Silvetty se apresentou no bar e hoje faz parte da "família Guinga's". Tanto que estará presente na comemoração desta sexta-feira.

A amizade, aliás, é a palavra-chave que Ailton mais usa para falar a respeito do bar. "Em outros lugares, se o cliente entra sozinho, ele fica sozinho. Aqui não. Ninguém fica sozinho. Todos acabam se misturando, é uma família. É um bar aconchegante. Quem nunca veio, pelo menos ouviu falar. Tem muito calor humano e amizade de sobra", define. 

Mais informações sobre a festa você tem em nossa Agenda.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.