Produzir um espetáculo teatral não é nada simples nem barato. Entre aguardar editais públicos e correr atrás de patrocínios, alguns grupos estão utilizando o crowdfunding (sistema que viabiliza doações via internet) para levar suas histórias aos palcos.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A Cia. Artera de Teatro recorreu a esse artifício para produzir o espetáculo A Social. Por meio do site Kickante, os amantes do teatro podem fazer contribuições receber "recompensas". A quantia mais baixa - R$ 30 - dá direito a um agradecimento especial e ao nome de quem apoiou no material gráfico da peça.
Escrita por Ricardo Corrêa, o espetáculo conta a história de cinco jovens que invadem uma casa. Lá confinados, eles trocam experiências, fazendo confissões e tentando aceitar suas diferenças.
Um dos personagens é gay e foi apaixonado por um rapaz que se suicidou. Todos precisam lidar com a violência do meio onde estão inseridos (o pai de um deles já pertenceu a uma gangue de skinheads) e já cometeram pequenos delitos.
A companhia é a mesma que no ano passado produziu Não Conte a Ninguém, belo musical que também dialogava com jovens, mas os mostrava no unviverso escolar e se descobrindo sexualmente.
"Queremos mostrar que a cultura é um caminho possível de ser trilhado por todos nós", diz o grupo. "Juntos, podemos incentivar, disseminar através de nossas apresentações artísticas o conhecimento para os jovens".
A estreia está prevista para julho no Espaço Parlapatões. As contribuições podem ser feitas até 8 de junho e parceladas em até seis vezes no cartão de crédito. Quer fazer parte dessa história? Então, entre no site Kickante aqui.