Coletivo Sankofa discute homofobia e racismo

Debate acontece nesta sexta-feira na Sociedade Amigos de Vila Ré

Publicado em 06/08/2015
Papo Reto é o debate do Centro Cultural Sankofa, na Zona Leste de São Paulo, que discute homofobia e racismo
Papo Reto acontece na Zona Leste de São Paulo

O encontro entre orientação sexual e preconceito étnico-racial é o tema da próxima edição do Papo Reto, uma série de debates promovidos pelo Coletivo Cultural Sankofa, que acontece nesta sexta-feira 7 às 19h30, na sede da Sociedade Amigos de Vila Ré (SAVRE), Zona Leste da cidade.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

A cruel linha tênue que permeia as questões da homossexualidade e da violência é o ponto de partida para as rodas de debates propostas pelo coletivo, levando sempre convidados que possuem uma trajetória de militância pelos direitos da população LGBT.

A ideia é criar uma conexão pela oralidade popular, onde todos os presentes têm voz ativa, podendo opinar, esclarecer e informar. Para contar um pouco da sua trajetória e militância contra a lgbtfobia e o racismo, o Coletivo Cultural Sankofa convida para esta edição do projeto o arte educador e autor do Tumblr Bicha Nagô, Ézio Rosa.

"Trazer a discussão sobre homossexualidade a partir da noção de interseccionalidade é um dos principais objetivos do Coletivo, que nesse caso coloca a baila dois marcadores sociais da diferença em discussão: sexualidade e racialidade, para compreendermos que ser um gay negro ou lésbica negra é bem mais complexo do que imaginamos", aponta o coordenador do projeto, Anderson Maciel.

Para participar da atividade, que é gratuita, não é necessário fazer inscrição, basta comparecer. Este encontro encerra o primeiro ciclo de debates do Papo Reto, que foi antecedido por outras duas rodas de conversas com a Eleonora Pereira integrante do movimento Mães pela Igualdade e Pierre Freitaz, militante LGBT. 

"O público recebeu bem os dois primeiros encontros por se tratar de temas bem atuais, além da forma descontraída e acolhedora com que o Coletivo e os convidados abordam o conteúdo. Percebemos que de um encontro para outro as pessoas retornam trazendo mais amigos, sinal de que estamos em um caminho bacana", finaliza Anderson Maciel.

A roda de debate Papo Reto faz parte do projeto "Quem vai chorar por eles?", iniciativa do Sankofa, contemplado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI) da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo.

Papo Reto - AFROhomossexualidade. Data: 07 de agosto de 2015 (sexta-feira), das 19h30 às 21h30. Local: SAVRE - Rua: Pangauá, nº 669, Vila Ré - Próximo à estação Patriarca do Metrô. Atividade Gratuita Informações: (11) 98358-6607 - https://ccsankofa.wordpress.com


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.