Por cinco votos a quatro, a Suprema Corte dos Estados Unidos votou a favor da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo no país, na sexta-feira 26.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Na prática, 37 Estados norte-americanos, além da capital Washington D.C., já autorizavam essas uniões, mas 13 possuíam legislações que proibiam a união homossexual, o que levou alguns casais a apelarem em nível nacional Agora, estão derrubadas quaisquer proibições em todo o país.
Mais
>>> Menor território do mundo aprova casamento gay
>>> Irlanda é 1º país a aprovar união gay por voto popular
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, grande aliado dos direitos LGBT, comemorou a decisão pelo Twitter. "Hoje é um grande passo na nossa marcha em direção à igualdade. Casais de gays e lébiscas têm agora o direito de se casar, como qualquer outra pessoa. #OAmorVence", escreveu.
Os Estados Unidos se juntam aos seguintes países que já legalizaram o casamento gay: África do Sul, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Escócia, Espanha, Finlândia, França, Groenlândia, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Islândia, Luxemburgo, Noruega, Nova Zelândia, País de Gales, Portugal, Suécia e Uruguai.