Foi aprovado de forma unânime, na quarta-feira 13, pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, projeto de lei que altera o Código Civil brasileiro e garante a união entre pessoas de mesmo sexo.
De acordo com a CNN, a votação foi simbólica, já que não houve registro dos votos individuais dos parlamentares.
Requerimentos que poderiam prejudicar a análise do texto, apresentados por integrantes da oposição, foram considerados prejudicados por causa da ausência dos autores dos pedidos.
A relatora do projeto, a deputada Erika Hilton (Psol-SP), alterou a versão aprovada anteriormente pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, em outubro de 2023.
Naquela comissão anterior, o relator, deputado Pastor Eurico (PL-PE), mudou o texto para proibir o casamento gay.
A proposta original é de autoria do então deputado Clodovil Hernandes, apresentada em 2007. Nela, o texto assegurava direito à união homossexual por meio de contrato em que dispunham sobre suas relações patrimoniais.
O projeto tramita junto a outras oito propostas apensadas de temas semelhantes.
Na próxima etapa o projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
A união homossexual é garantida no País por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2011.
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.