Amor gay na juventude e homofobia são tema de 'Um Dia Você vai Entender'

Espetáculo completa 10 anos com nova temporada durante o mês de setembro

Publicado em 04/09/2014

Cena de 'Um Dia Você Vai Entender' que faz curta temporada no Teatro do Ator

A descoberta da homossexualidade e os conflitos que isso gera consigo mesmo e com os colegas da escola são o foco de Um Dia Você Vai Entender, da Cia. Ilustre de Teatro, que volta aos palcos de São Paulo neste sábado, 06, no Teatro do Ator.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

A peça centra-se no jovem Nelson, rapaz educado e bonito, que dentre os conflitos típicos da juventude, tem dificuldade de entender os novos sentimentos e desejos que lhe tomam conta.

"Estamos abordando a homossexualidade de forma aberta e livre, prezando pela sutileza. Queremos que o público receba nossa montagem como um canto de amor que transcende conceitos e preconceitos", diz o diretor Filipe Lima. 

O espetáculo foi encenado pela primeira vez em 2004, no Café, Teatro & Cia. De lá para cá, passou por inúmeros palcos, incluindo a rede de Centros Educadionais Unificados (CEUs) da Prefeitura de São Paulo. Neste tempo todo, gays conquistaram muitos direitos, mas para Kiury, que assina o texto, só aumentou a visibilidade.

"A agressividade não diminuiu pois ainda existe uma discriminação muito forte que vem do preconceito enraizado na cultura, do machismo e do fanatismo religioso. A peça tem esse papel, sem 'forçar a barra', de enfatizar a importância do amor, que vai além das escolhas sexuais", diz o dramaturgo.

Uma exposição fotográfica da trajetória de uma década do espetáculo, organizada pela atriz e fotógrafa Vanessa Garcia, fica em cartaz no saguão do teatro. A peça segue curta temporada aos sábados até 27 de setembro. Mais informações, em nossa Agenda.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.