Em encontro com movimentos sociais, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se comprometou a organizar reunião de lideranças LGBT e artistas a favor dos direitos arco-íris com a candidata à reeleição pelo PT, Dilma Vana Rousseff. A demanda foi apresentada pelo presidente da ABGLT, Carlos Magno. A conversa foi realizada na terça-feira 23 no Instituto Lula, em São Paulo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Magno explica a necessidade do encontro com a candidata que lidera as pesquisas de intenção de voto. "Foram importantes as declarações da presidente sobre direitos LGBT, mas precisamos de um gesto forte. Sugeri então encontro com ativistas, lideranças LGBT de diversos partidos e mães de jovens homossexuais mortos por homofobia. Precisamos falar do cenário atual e apontar ações reais para a população LGBT", disse à Guiya Editora.
Sobre Lula, Magno foi elogioso. "Lula é um aliado da nossa causa. Ele foi super simpático e descontraído. E Lula concordou que o discurso conservador e homofóbico é rechaçado pela maioria dos brasileiros. Acredito que ele ajudará na reaproximação do governo com a pauta LGBT. Saí de lá feliz e esperançoso."
Dilma fez governo alvo de críticas por ter se afastado do movimentos sociais. Por conta das manifestações de junho de 2013, foi feita série de encontros com entidades, incluindo um específico com LGBT, mas ativistas admitem que nada do que foi apontado na reunião avançou.