Por Marcio Claesen
No Brasil e no mundo, as artes podem ter todos os tons do arco-íris em 2017. Séries, minisséries, novelas e filmes abordarão a diversidade sexual na TV, no cinema ou em plataformas on-demand.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Seja em produções de baixo ou grande orçamento, LGBT estarão em histórias que envolvem amor, homofobia, preconceito, pornografia e cura gay, dentre outros temas. Confira 15 atrações que prometem:
Moonlight
O longa de Barry Jenkins vem arrebatando prêmios e elogios por onde passa. A história de um jovem que precisa lidar com sua homossexualidade e o ambiente hostil e repleto de drogas onde vive já ganhou o Globo de Ouro de melhor drama e está cotado para receber várias indicações ao Oscar (e com chances de estatuetas). A estreia no Brasil está agendada para 23 de fevereiro.
A Força do Querer
Glória Perez costuma ser pioneira na TV ao tratar de temas ainda pouco assimilados pela maioria o público. Em sua próxima novela das 9, a autora vai tratar da transexualidade masculina. Na trama, Caroline Duarte (em sua estreia na televisão) será um jovem descobrindo sua identidade masculina. Outras personagens transexuais secundárias também farão parte do núcleo, inclusive com atores transgêneros nestes papéis. Maria Clara Spinelli (de Supermax) é uma das confirmadas. Estreia em 2 de abril.
Berenice Procura
Allan Fiterman dirige o filme que conta a história de uma taxista (Cláudia Abreu) com fixação por crimes que acaba por investigar por conta própria um assassinato em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. Seus caminhos cruzarão com o universo da noite: Vera Holtz interpreta uma lésbica dona de boate e várias atrizes trans estão nesse núcleo, tais como Carol Marra e Thalita Zampirolli, além da lendária travesti e performer Brigitte de Búzios. Ainda não há data certa para a estreia.
Sense8
A série da Netflix das irmãs Lana e Lily Wachowski ganhou um especial de fim de ano bastante hot que deixou água na boca. A segunda temporada - que deve ser liberada em 5 de maio - continua com passagens por várias partes do mundo e tem um sabor especial para o Brasil. Algumas sequências foram filmadas durante a 20ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em maio passado.
Edifício Paraíso
Elas foram mãe e filha em seu mais recente trabalho na televisão e voltam como amantes. Após a novela Haja Coração (2016), Marisa Orth e Chandelly Braz serão um dos cinco casais de um mesmo prédio que não param de brigar. Durante 15 episódios, a série escrita por Fernanda Young e Alexandre Machado (de Os Normais) acompanhará os conflitos nos cinco apartamentos durante uma madrugada.
Tom of Finland
O longa leva o mesmo nome do desenhista que se tornou uma espécie de "pai do homoerotismo". Referência absoluta desde a década de 1950, o artista abusava do couro, dos músculos e trabalhadores da construção civil em suas obras e marcou - e marca - o imaginário gay. A produção é toda finlandesa, assim como Touko Laaksonen (nome real do artista).
When We Rise
Produzida por Gus Van Sant e Dustin Lance Black (o diretor e o roteirista de Milk - A Voz da Igualdade, 2008), a minissérie vai tratar do início da luta contemporânea pelos direitos LGBT no Ocidente a partir da Revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York, em 1969. Guy Pearce, Mary Louise-Parker e Rachel Griffiths estão no elenco. A estreia nos Estados Unidos está prometida para 27 de fevereiro.
Carcereiros
E dá-lhe Maria Clara Spinelli. A atriz paulista vai viver mais uma personagem transexual na série da TV Globo baseada no livro homônimo de Drauzio Varella. Na trama, Maria Clara será namorada do presidiário Binho (Diogo Sales). A história se passa em uma cadeia e acompanha a vida de Adriano (Rodrigo Lombardi), que deixa de lecionar história para seguir a profissão do pai, agente penitenciário.
Disobedience
Rachel McAdams e Rachel Weisz foram um casal no longa de Sebastián Lelio (de Glória, 2013). Weisz interpreta uma mulher que retorna a sua cidade natal após a morte do pai e vai ter lidar com a sua família ortodoxa judia e o interesse por uma antiga colega de infância, papel de McAdams.
I Am Michael
"Cura gay" é o tema do longa de Justin Kelly baseado em fatos e protagonizado por James Franco. O ator vive o pastor Michael Glatze que diz ter se curado da homossexualidade após ter sido um militante pelos direitos arco-íris e namorado o personagem de Zachary Quinto.
Piedade
Matheus Nachtergaele e Irandhir Santos serão um casal no novo longa do pernambucano Cláudio Assis (de Big Jato). Ainda há poucas informações sobre o filme, a não ser que tratará de relações humanas e a exploração por empresários gananciosos do meio ambiente.
A Costureira e o Cangaceiro
Mais uma produção filmada no Nordeste, o longa trará Rômulo Estrela como um playboy que por medo de sua homossexualidade casa-se com uma costureira (Marjorie Estiano). Frustrada por um marido que não tem desejo por ela, a mulher sai em busca da irmã (Nanda Costa) roubada por um cangaceiro (Julio Machado) e se torna ela própria uma cangaceira. A direção é de Breno Silveira (de Dois Filhos de Francisco, 2008).
Ideal Home
No filme dirigido por Andrew Fleming (de Três Formas de Amar, 1994), o bonitão Paul Rudd forma um casal com Steve Coogan. Os dois têm um relacionamento conturbado nesta comédia, cujo conflito maior surge quando Coogan descobre que tem um neto e o chame para morar com os dois.
Nunca Vas a Estar Solo
Produção chilena dificílima que levou o Teddy Award de melhor filme LGBT no Festival de Berlim 2016. Na trama, dirigida por Alex Anwandter, um jovem que está prestes a fazer uma audição como bailarino, é atacado com selvageria por homofóbicos do bairro onde mora. O adolescente fica em coma e seu pai se vê envolto em dívidas para tentar custear uma cirurgia de reconstrução da face do filho e começa a descobrir mais sobre a vida do menino.
King Cobra
Do mesmo diretor de I Am Michael, o filme conta a história real dos bastidores da indústria pornô gay que envolve o assassinato de um poderoso produtor e de uma estrela em ascensão, Brent Corrigan (vivido por Garrett Clayton). James Franco, Christian Slater e Molly Ringwald estão no elenco.