Até onde você seria capaz de ir por amor? Até onde se sacrificaria? Estas são duas das questões levantadas pelo espetáculo M.E.D.O. dirigido por Renato Scarpin, e que estreia em 8 de abril em São Paulo.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Escrita por Sídney Bretanha (diretor da Cia. de Teatro Reciclado), a peça trata da história de um casal, o militar Bruno (Willian Mello) e o médico Cezar (Bretanha) sequestrados por um advogado e fanático religioso (Fernando Interlandi). Presos no porão de uma casa, os dois passam a ser torturados fisica e psicologicamente pelo homem.
A intolerância, valores morais, definição do conceito de família e o preconceito contra religiões e contra portadores de DST, sobretudo o HIV, são temas abordados no espetáculo, que tem como objetivo denunciar e alertar para a onda de intransigência crescente em vários segmentos da sociedade.
Com figurinos realistas e cenários que remetem ao ambiente de tortura, a produção pretende conduzir o público a se colocar no lugar, seja do fanático ou dos torturados, como se fosse um espelho a ser encarado por cada espectador.
"Vivemos um momento de extremismos. A intolerância muitas vezes não parte de um lado só, mas, sim, de quem defende uma causa e tem dificuldade de compreender o lado oposto", diz o material de divulgação da peça. "Isso gera cada vez mais a incompreensão com grupos, raças, orientações sexuais e profissões, dentre tantos outros aspectos."
Figura constante nos anúncios do site Trivago, Willian é formado ator pela Universidade da Cidade do Rio de Janeiro e já atuou no teatro, cinema e participou de videoclipes. Fernando é multifacetado: formado em Odontologia, o ator estuda Filosofia e é Bacharel em Artes Cênicas pela USP. Dentre seus principais trabalhos, destacam-se os realizados com a Oficina dos Menestréis, grupo do cantor, ator e diretor Oswaldo Montenegro.
O espetáculo faz temporada entre 8 e 30 de abril na Sala Experimental do Teatro Augusta. Como a temporada é curta e a sala comporta apenas 50 espectadores por sessão, convém se programar. Os ingressos ainda não estão sendo vendidos, mas podem ser reservados por meio da página da peça no Facebook clicando aqui.
E antes mesmo da estreia brasileira, o espetáculo já está convidado a se apresentar em Lisboa, no Teatro de Bairro. As apresentações na Europa devem ser realizadas no segundo semestre.