Ex-participante do reality show RuPaul's Drag Race, Kelly Mantle é a primeira intérprete a poder concorrer ao Oscar em categoria masculina e feminina.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A Academia permitiu que Kelly seja inscrita tanto para concorrer a melhor atriz coadjuvante como para ator coadjuvante pelo filme Confessions of a Womanizer (Confissões de um conquistador, em tradução livre).
"Até onde eu sei, esta é a primeira vez na história do Oscar que uma pessoa será considerada para um Oscar de interpretação em ambas as categorias de gênero", disse Miguel Ali, diretor do longa-metragem, em sua página no Facebook.
"Acredito firmemente que nossa comunidade andrógina/transgênero é a menos reconhecida em Hollywood. Precisamos trazer-lhes mais atenção", escreveu o cineasta. O longa já recebeu oito prêmios em festivais alternativos e não tem data para estreia no Brasil.
O fato de Kelly poder concorrer ao prêmio mais importante do cinema mundial não quer dizer que tenha chances, no entanto. Viola Davis (Fences), Naomi Harris (Moonlight), Nicole Kidman (Lion) e Michelle Williams (Manchester à Beira-Mar) são as favoritas a uma indicação como coadjuvante. Já Dev Patel (Lion), Mahershala Ali (Moonlight), Jeff Bridges (A Qualquer Custo) e Lucas Hedges (Manchester à Beira-Mar) estão dentre os mais cotados para coadjuvante masculino.
Assista abaixo trailer de Confessions of a Womanizer e à sequência de Kelly submetida aos votantes da Academia: