Ela é a escola de samba mais antiga de São Paulo, porém deseja agora é a música da diversidade dos tempos recentes. A Vai-Vailançou nesta segunda-feira 13 a campanha "Carnaval é Alegria, Diga Não à LGBTfobia".
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A ação é feita em parceria com a Prefeitura de São Paulo por meio da Coordenação de Políticas para LGBT.
Dentre as ações estão materiais impressos sobre cidadania LGBT a serem distribuídos aos frequentadores do barracão da escola, na Bela Vista, treinamento de seguranças e respeito à identidade de gênero no uso do banheiro.
Uma unidade móvel de Cidadania LGBT, serviço da prefeitura, fará intervenções nos ensaios da agremiação.
As novidades foram anunciadas em evento no hotel San Raphael, no Largo do Arouche, uma das áreas LGBT da cidade.
A presidente da escola, Elizete Rosa, falou sobre o exemplo que vem da própria casa: sua filha é homossexual. Além disso, deixou em aberto a possibilidade de haver ala gay no desfile oficial.
Seu esposo e também representante da escola, Thobias da Vai-vai, afirmou que o desafio de vencer o preconceito não é fácil, mas que sua gestão está comprometida com essa causa. E até brincou: "Se os gays fizerem greve, não tem carnaval".
Integrante da gestão municipal, Marcelo Gallego, explicou que a campanha pode ser abraçada por outras escolas de samba e que a gestão pública não tem registro de discriminação contra LGBT nesses espaços.