25º Mix Brasil exibirá 159 filmes LGBT de 34 países. E de graça!

Evento também inclui shows, conferência, espetáculos e palestras entre 15 e 26 de novembro em vários endereços de São Paulo

Publicado em 07/11/2017
25º Festival Mix Brasil exibirá 'Me Chame pelo Seu Nome'
'Me Chame pelo Seu Nome' é um dos filmes mais aguardados do festival

Maior evento cinematográfico LGBT da América Latina, o 25º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade divulgou a programação completa.

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook

Entre 15 e 26 de novembro serão exibidos 159 filmes (dentre curtas, médias e longas-metragens) de 34 países. Todas as sessões terão entrada gratuita!

Me Chame pelo Seu Nome, de Luca Guadagnino, badalado para o Oscar 2018, será exibido na abertura do evento. O filme trata do romance entre um adolescente (Timothée Chalamet) e um assistente de seu pai (Armie Hammer) durante um verão na costa italiana nos anos 1980.

Há outras produções que também têm chances de receberem uma indicação ao prêmio da Academia no próximo ano e que poderão ser vistas no festival. É o caso dos pré-indicados pelos seus países de origem ao Oscar de filme estrangeiro: Tom of Finland (Finlândia), Thelma (Noruega), Conversa Fiada (Taiwan) e Os Iniciados (África do Sul).

O cineasta norte-americano Gus Van Sant estará presente no Mix para ser homenageado com uma retrospectiva de parte de sua obra. Serão exibidos o seu primeiro longa, Mala Noche (1985), além de Garotos de Programa (1991), Até as Vaqueiras Ficam Tristes (1993), Um Sonho sem Limites (1995), Elefante (2003) e Milk: A Voz da Igualdade (2008), vencedor dos Oscars de roteiro original e ator para Sean Penn.

As produções nacionais concorrem ao já tradicional troféu Coelho de Ouro. Dentre os 12 longas selecionados estão Aos Teus Olhos, de Carolina Jabor; A Moça do Calendário, de Helena Ignez; e A Filosofia na Alcova, de Ivam Cabral e Rodolfo Garcia Vazquez - a seleção completa dos filmes brasileiros no festival você tem clicando aqui.

O Mix Brasil também promoverá encontro entre realizadores brasileiros e estrangeiros de cinema chamado MixLab Spcine. Dentre os palestrantes estão os curadores Magali Simard (Toronto), Pavel Cortés (Guadalajara) e Maria Abdalla (Goiânia Mostra Curtas); o diretor-executivo da Spcine, Renato Nery; e os cineastas Esmir Filho e Travis Matthews. Serão abordados temas como cinema de inclusão, distribuição e produção cinematográfica em São Paulo.

Além dos filmes...
E nem só de cinema vive o festival. O "Dramática em Cena" apresentará os espetáculos Processo de Conscerto e Desejo, dirigido e protagonizado por Matheus Nachtergaele; Desmesura, do Teatro Kunyn, inspirado na obra do argentino Raul Taborda Damonte, o Copi; e Rituals for Change, performance que explora transição de gênero.

No Mix Music, haverá show de Liniker e os Caramelows, na tarde de abertura do evento (16h na plateia externa do Auditório Ibirapuera); e da cantora trans, negra e periférica Danni Lisboa, com abertura de Saint-Hills

O público infantojuvenil, de 8 a 15 anos, é o foco da oficina "Fazendo cinema - Crescendo com a diversidade". A atividade contará com exibição de filmes voltados para esta faixa etária e permitirá que os próprios alunos editem uma obra audiovisual.

O tradicional Show do Gongo, continua so comando de Marisa Orth, no qual realizadores inscrevem seus vídeos de até cinco minutos para ser julgados pelo público em uma espécie de catarse.

A 3ª Conferência Internacional [Ssex Bbox] & Mix Brasil traz atrações nacionais e internacionais com foco no combate à violência e nas questões que envolvem a comunidade LGBT. Dentre os convidados confirmados, está a participação do sociólogo francês Sam Bourcier, a performer norte-americana Twiggy Pucci Garçom, a ativista trans e educadora inglesa Emma Frankland, a escritora brasileira Natalia Borges Polesso, e a youtuber Helen Ramos do canal Hel Mother.

Os ingressos para quaisquer atrações devem ser retirados com 1 hora de antecedência - com exceção do Show do Gongo que necessita de duas horas. A direção artística do festival é de João Federici e o evento é uma realização da Associação Cultural Mix Brasil, Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo. Conta-se com a iniciativa da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio do Itaú e da Sabesp, copatrocínio da Spcine e Secretaria Municipal de Cultura, apoio cultural do Sesc e Secretaria de Estado da Cultura, apoio institucional do Itaú Cultural, Dot Cine, Ctav e Mistika e promoção do Canal Brasil e Leitor.

Os locais de exibição são CineSesc, Espaço Itaú de Cinema - Augusta, Centro Cultural São Paulo, Museu da Diversidade Sexual, Auditório Ibirapuera e circuito Spcine. Os horários de exibição serão divulgados em breve no site mixbrasil.org.br.


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.