Por Marcio Claesen
A semana com a programação mais repleta de eventos LGBT do ano em São Paulo tem muitas opções de festas. Mas e quem adora sentar-se na plateia e acompanhar histórias de vidas e refletir sobre nossas questões quando as luzes se apagam?
Sim, também há variadas possibilidades para quem curte teatro. O Guia Gay São Paulo separou 17 espetáculos que focam ou tocam na temática LGBT e que podem ser assistidos até o próximo domingo 19.
Dentre as opções, há vários stand-up comedy com elenco só de LGBT - incluindo até um festival de humor - e musicais sobre travestis que deixaram sua marca na cena ativista e cultural de São Paulo.
Fala-se ainda sobre pessoas não-binárias, questões como HIV com elenco inteiramente nu, a descoberta do amor, a perda de um filho gay e a solidão dos gays na velhice.
Clique nos nomes dos espetáculos para informações completas, como endereço, horários e valores (alguns têm entrada gratuita). E divirta-se!
Quarta, 15/06
1º Festival de Comédia Aquenda LGBTQIAP+
Os atores Kátia Guedes e Régis Araújo fazem quatro espetáculos de humor em locais diferentes da cidade com elenco (que muda todas as noites) só de comediantes LGBT. A primeira apresentação é na zona leste.
Quebrando o Armário
Também stand-up comedy, o espetáculo é o primeiro show solo de Junior Chicó, que fala sobre reações da família e dos amigos ao descobrirem que ele é gay. O ator vai gravar seu especial nesta apresentação.
Em Algum Lugar Entre as Estrelas
Musical une três histórias de amor, incluindo a de jovem, nos anos 1990, que passa por processo de autoaceitação e sonha em viver uma grande paixão.
Manifesto Transpofágico
A atriz Renata Carvalho apresenta solo em que fala sobre o corpo travesti e sua historicidade e vai à plateia para tirar dúvidas e propor reflexão sobre o assunto.
Quinta, 16/06
Palco das Bixas
Show de stand-up comedy na Rua Augusta organizado por Rô Vicentte tem elenco LGBT - incluindo Babu Carreira - e até "cota hétero" para dois atores para não ser acusado de "heterofobia".
Tsunany
Nany People está sozinha no palco e faz nova apresentação de seu stand-up abordando questões da vida cotidiana.
Brenda Lee e o Palácio das Princesas
A vida da travesti Brenda Lee, que criou o primeiro abrigo para transexuais com HIV no Brasil, é tema deste musical.
1º Festival de Comédia Aquenda LGBTQIAP+
Segunda apresentação do festival é realizada em espaço na Rua Augusta.
Sexta, 17/06
Tremores
Em pesquisa sobre corpos dissidentes, Coletive Avertere fala, nesta peça, de uma deusa travesti e de personagem não-binária.
Sapathos
Em 18 cenas curtas, espetáculo da Cia. Os Zzzlots aborda questões como transfobia, racismo e violência.
Tatuagem
Adaptação do premiado e homônimo filme de 2013, a montagem da Cia. da Revista fala do relacionamento entre um ator de uma trupe teatral e um militar em época de ditadura.
Limonada
Nesta comédia, um jovem gay recebe a visita de cinco ex-namorados em seu aniversário de 30 anos e relfete sobre as nuances dos relacionamentos.
A Golondrina
O encontro entre o sobrevivente de uma chacina em uma boate LGBT e a mãe de uma pessoa assassinada é o tema deste premiado drama inspirado na tragédia da boate Pulse, de 2016.
Naquela Noite Eu Olhei pela Janela e Vi a Lua Morrer
A solidão do homem gay na maturidade é o tema deste espetáculo de Ricardo Brighi, que fala sobre a perda da juventude, a busca pela beleza e de como fica o interesse sexual.
Naked Boys Singing!
Adaptação de musical da Broadway, com elenco totalmente nu, reflete sobre questões masculinas e gays, tais como masturbação, beleza padrão e HIV.
1º Festival de Comédia Aquenda LGBTQIAP+
Terceira apresentação do grupo leva humor a espaço em Santa Cecília.
Sábado, 18/06
A Banheira
Um pai de família leva para casa sua amante transexual e todos ficam presos no banheiro. A situação inusitada é o tema desta comédia em cartaz há vários anos em teatro na Bela Vista.
Simplesmente Clô
Eduardo Martini vive o estilista e apresentador Clodovil Hernandes no espetáculo que perpassa 40 anos de carreira deste mito da moda e da televisão.
Naquela Noite Eu Olhei pela Janela e Vi a Lua Morrer
Wonder! Vem pra Barra Pesada
A vida da atriz e cantora Claudia Wonder, travesti que marcou a cena cultural paulistana nos anos 1970 e 1980, é o tema deste espetáculo de Wallie Ruy.
1º Festival de Comédia Aquenda LGBTQIAP+
Bar na Consolação sedia o último dia do festival de stand-up.
Brenda Lee e o Palácio das Princesas
Domingo, 19/06
Brenda Lee e o Palácio das Princesas
Você já ouviu os lançamentos de artistas LGBT ou com foco na comunidade? Siga nossa playlist Rainbow Hits 2022 no Spotify que é atualizada constantemente com as melhores do ano do pop, eletrônico e MPB de várias partes do mundo.