Wonder! Vem pra Barra Pesada


Espetáculo conta história da atriz e cantora Claudia Wonder, travesti que marcou o cena cultural paulistana nos anos 1970 e 1980.

Reconhecida por suas letras politizadas e por criar performances impactantes, Claudia atuou no rock underground paulista, no cinema da pornochanchada, no teatro e na literatura, sempre intimamente ligada com as vivências da população LGBT.

"Claudia Wonder chega até nós para convocar sua presença no tempo presente. Evocar essa artista ímpar hoje é chamar à luz seu legado, que permanece latente, nas potencialidades de diversos artistas do teatro, da música, das artes visuais, do vídeo e da moda”, comenta a atriz Wallie Ruy, que interpreta Claudia e assina o texto.

O ponto de partida para a pesquisa foram as intersecções da vida de Wallie Ruy com Claudia Wonder e também a celebração de sua eternidade que em 2020, início do projeto, completaria 10 anos.

O livro Olhares de Claudia Wonder: Crônicas e Outras Histórias (2008), publicado pelas Edições GLS, fruto de seis anos da produção de Claudia para sua coluna da revista G Magazine, também foi material para a pesquisa.

Em conversa com a diversidade de leitores da comunidade GLS (como era conhecida à época), Claudia estabelecia um pensamento sobre os diversos sujeitos da diversidade, sobre a habitação no espaço de marginalidade, assim como as novas possibilidades de relações e afetos dissidentes ainda [e em constante] construção.

Também nesta coluna, Claudia abordou sua história como travesti, suas escolhas, suas conquistas, sua luta e seu convite para a criação de novos olhares acerca da população travesti.

O livro foi uma importante referência para o desenvolvimento de um roteiro de percepções sobre quem é Claudia e como sua visão de mundo se reverbera na atualidade.

Atuação, autoria, dramaturgia e idealização: Wallie Ruy. Direção, dramaturgia e autoria: Rafael Carvalho. Assistência de direção: Neve. Produção: Yaga Goya. Assistência de produção: Bioncinha y Quebrantxy. Direção musical: Felipe Botelho e Amanda Ferraresi. Banda: Felipe Botelho, Amanda Ferraresi e NBKÊ. Cenário: Maitê Lopes. Cenotecnia: Cássio Omae. Luz: Luana Della Crist. Audiovisual e fotografia: Xisgenera. Visagismo: Vitor Flausino. Figurino: Gustavo de Carvalho. Designer e ilustração de audiovisual: Angie Barbosa. Social media: Maria Pia Banchieri. Apoio: Oficina Cultural Oswald de Andrade, Teatro Oficina, Corpo Rastreado e Centro Cultural Galeria Olido. Realização: Coletiva Wonder, Prêmio Zé Renato de apoio à produção e desenvolvimento da atividade teatral para a cidade de São Paulo e a Secretaria Municipal de Cultura. Classificação: 12 anos. 120 minutos.

  Evento em 19/06/2022Centro Cultural da Diversidade (CCD)
   Gratuito.
   20h - 11/06/2022 a 19/06/2022 - Sábado.
   19h - 11/06/2022 a 19/06/2022 - Domingo.
Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.