Dedicada à reflexão sobre gênero e diversidade e com foco em artistas do universo LGBT, a Festa Lesbigay realiza sua primeira edição na véspera de feriado, 14 de novembro.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Na Casa Natura Musical, a cantora e compositora Aíla (que organiza o evento) receberá a cantora Marcia Castro e o coletivo Animalia.
A festa, que mescla imagem, som e performances, terá formato variável. Além dos shows e DJ sets, as próximas edições também poderão contemplar mesas de debate e exibição de curtas-metragem que dialoguem com questões LGBT.
"Cada vez mais, vejo dezenas de eventos e festivais que falam sobre questões de gênero e diversidade e o falocentrismo impregnado em todos os cantos, na programação, no discurso, em tudo. É reflexo da sociedade patriarcal em que crescemos. Pra mim, é muito importante estrear a Festa Lesbigay com shows de duas artistas lésbicas. Precisamos dar voz às mulheres lésbicas também, sejam elas cis ou andróginas. Precisamos mudar, mover, desconstruir. Mas de verdade", declara Aíla.
A festa é inspirada na faixa Lesbigay, do disco Em Cada Verso um Contra-Ataque, composição de Aíla e Dona Onete. Trata-se de um manifesto festivo pela liberdade. "Fizemos essa música pensando o 'Lesbigay' como um lugar que deveria ser comum, habitual, onde todos podem ser livres, apesar de parecer, no contexto carregado de preconceito e ódio em que vivemos hoje, um lugar idealizado", comenta Aíla.
"A música escancara o direito de amar a quem se quer, afirma o brilho que ninguém vai fazer desaparecer. Lesbigay - a música, ou o lugar referido na música - é onde continuaremos dançando, construindo nossos espaços de afeto, onde todo mundo pode ser o que é, amar a quem quiser", completa a artista.
Prestes a lançar o show do seu novo álbum, Treta, Marcia Castro apresenta um apanhado de músicas que evocam essa atmosfera, seja pelo discurso, seja pelo ritmo ou pelos marcos musicais que representam o universo da diversidade sexual. Acompanhada por uma banda potente, o power trio formado por Rovilson Pascoal (guitarra), Fernando Nunes (baixo) e Guegué Medeiros (bateria), a cantora promete uma noite alegre e dançante.
O Animalia, coletivo paulistano de DJs habituado a levar apresentações provocativas a pistas de dança, centros culturais, teatros e ruas de São Paulo e outros Estados, propõe uma "experiência sensorial de estímulo e imaginação tendo o estranhamento, a desconstrução, a distopia e o movimento dos corpos como vias principais para o convívio". O grupo passeia por estilos como o rap, MPB, hip-hop, R&B, funk, pop, tecnobrega, rock 'n roll e a música eletrônica, aliando música, vídeo e performances.
Nascida na Terra Firme, bairro da periferia de Belém, Aíla e? um dos principais nomes da nova mu?sica produzida no Pará e no Brasil. O novo disco da artista, Em Cada Verso Um Contra-Ataque, lançado pelo edital Natura Musical, tem pegada "artivista" e discute temas urgentes, como feminismo, questões de gênero, assédio, intolerância e resistência.
Neste trabalho, Aíla investe em uma sonoridade pop, dançante, que flerta com as distorções do rock e ao mesmo tempo com os beats eletrônicos, reflexo também da conexão Belém, cidade de origem da cantora, e São Paulo, onde reside hoje.
O disco traz canções próprias e de parceiros, como Dona Onete, além de uma inédita de Chico César, e entrou nas principais listas de melhores do ano. O show é nervoso e já passou por palcos emblemáticos, como Circo Voador (RJ) e Coala Festival (SP).
Mais informações sobre a festa você tem em nossa Agenda clicando aqui.