São Paulo se tornou a sensação brasileira do carnaval nos últimos anos pela revitalização dos blocos de rua. Em diversas áreas da cidade, especialmente no Centro, milhares de foliões ocupam as ruas e avenidas para cantar, dançar e pular até a purpurina ir para o chão.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
E o público LGBT é parte essencial desse resgate da alegria nas ruas, seja na direção dos blocos, ou, principalmente, como participantes. E, claro, como tudo em São Paulo, em que há subdivisões do mesmo tema, não seria diferente no carnaval.
Há blocos que tocam de axé a tribal house, concurso de arremesso de bolsa, homenagens a celebridades queridas do público LGBT ou que tratam de sexo seguro. Com opções antes, durante e depois do período oficial do carnaval.
Confira os blocos mais LGBT para se jogar nas ruas e as atrações e singularidades de cada um (e para mais informações, clique nos nomes dos blocos):
Pré-carnaval
Sexta, 17/02
Será que Ele É?
O Museu da Diversidade Sexual organiza pela primeira vez um bloco carnavalesco como esquenta para a exposição de mesmo nome que abre no endereço no dia seguinte. A instituição justifica a escolha da marchinha - considerada politicamente incorreta por alguns - afirmando que o termo "bicha", cantado no final das estrofes, foi requalificado pela comunidade LGBT como um grito de empoderamento. A concentração será às 18h no Largo do Arouche com saída marcada para às 20h pelas avenidas do Centro, como Vieira de Carvalho e Ipiranga.
Sábado, 18/02
Bloco do Chá Rosa e as Tentações da Alinne
A cantora Alinne Rosa comanda a folia promovida pela label Chá da Alice, que leva divas gays em festas por diversas capitais do País. Valesca Popozuda fará participação especial no bloco. A concentração da folia que terá Eva e sua maçã verde como temas, está agendada para 15h em frente ao bar Pirajá, na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em Pinheiros, Zona Oeste. A DJ Giordanna Forte estará no som.
Pop do Cassete
Bloco do site Papel Pop faz concentração às 15h na Praça do Correio e segue pelas ruas do centro velho até às 19h levando os foliões para a edição da festa VHS no Cine Joia, que terá Karol Conka. No som do trio, claro, muito pop e show de Pabllo Vittar.
Domingo, 19/02
Acadêmicos do Baixo Augusta
Um dos mais baladados da cidade, tem concentração (às 16h) na Rua da Consolação em frente ao Cine Belas Artes e desce pela rua a partir das 17h até a Rua Xavier de Toledo, no Centro. Simoninha é o puxador e Fafá de Belém, Tiê, Max de Castro, Alexandre Nero e Paula Lima vão participar. Alessandra Negirini é a rainha do bloco e Tulipa Ruiz, a madrinha, vai cantar.
Banda do Fuxico
Desde às 10h haverá atividades no trio elétrico estacionado no Largo do Arouche para este que é o bloco LGBT mais antigo da cidade e presta homenagem este ano a Elke Maravilha. Para esquentar o público, concursos de arremesso de bolsa, de salto alto, fantasia, cachorro mais fashion e do Garoto Chilli Pepper. Drag queens famosas, como Tchaka, Silvetty Montilla e Marcia Pantera estão dentre as atrações. O desfile começa às 18h30, segue por ruas do coração gay da cidade, como a Avenida Ipiranga, até às 22h.
Boca de Veludo
Estreante na folia, o bloco do relações públicas Bruno Motta é para os amantes de house, progressive e tribal com o som dos DJs Grá Ferreira, Guilherme Guerreiro, Cabral e Nill Rogger. A concentração ocorre às 14h na esquina das ruas Mateus Grou e Cardeal Arcoverde, em Pinheiros. O cordão fará campanha pelo sexo seguro: há uma parceria com a ONG Impulse São Paulo, que trabalha com a prevenção de DST dentre homens gays. A folia se encerra às 20h.
Gambiarra - O Bloco + Tiago Abravanel
Famosa festa produzida por atores e com ritmos brasileiros ganha as ruas de Pinheiros e pelo segundo ano consecutivo contará com o ator e cantor Tiago Abravanel fazendo show no trio. A concentração é às 14h na Avenida Brigadeiro Faria Lima em frente ao Bar Pirajá. A folia segue até às 19h.
Lua Vai
O bloco é uma realização das festas Pardieiro, especializada em música brasileira e sempre em parceria com grandes nomes da MPB, e Pagode Anos 90. O som ficará a cargo da Banda Urbanú, com clássicos do pagode como Eu Me Apaixonei Pela Pessoa Errada. A concentração ocorre cedo, às 11h, e saída é às 13h na Praça Dom José Gaspar, na República, em frente ao descolado Paribar.
Salete Campari
Uma das drag queens mais ativistas da cidade, Salete costuma ter seu próprio trio na Parada do Orgulho LGBT e este ano também estará na folia paulistana. O cordão receberá drag queens, personalidades da cena LGBT, como o ex-BBB Serginho Orgastic e Rita Cadillac. A concentração está marcada para às 15h30 no Largo do Aroche.
Carnaval
Sábado, 25/02
Agrada Gregos
A mitologia é a inspiração desse bloco que desfila pela Bela Vista, região central da cidade. A concentração está marcada para 16h na Rua Treze de Maio, 1450 (a duas quadras da estação Brigadeiro do metrô). A folia, que segue até às 21h, será ao som de pop, funk e axé music.
Bloco do Vale
Trio do 1007 Augusta tem concentração, às 14h, em frente ao clube e descerá pela região ao som de axé, funk e brasilidades. No som estarão os DJs Thii, Thur, Moa Waldez e Rodrigo Valentim. A folia segue até às 18h.
CarnaKoo
Bloco da festa Batekoo é voltado aos LGBT com foco na cultura negra e na periferia. Animação será ao som de ritmos como hip-hop, twerk, rap e ragga a partir das 14h (concentração) e saída às 15h do Largo do Paissandu, no Centro. Folia segue até às 20h com término no Anhangabaú.
Minhoqueens
MC Xuxu é a grande convidada do bloco que já se tornou célebre na cidade e é assumidamente LGBT. O desfile não pode ser mais no Minhocão, mas a alegria está garantida pelas ruas do Centro, com concentração às 15h no Largo do Arouche.
Tarado Ni Você
Bloco faz homenagem este ano aos 50 anos da Tropicália e ao movimento Antropofágico com o tema Tropifagia. Com hits de Caetano Veloso, concentração do cordão é na esquina eternizada pela música Sampa, do cantor, a da Avenida Ipiranga com a Avenida São João, a partir das 11h.
Domingo, 26/02
Bloco do Desmanche
Cordão do Espaço Desmanche, um dos clubes LGBT do Baixo Augusta, reuniu 100 mil pessoas em 2016. Este ano, a partir de 14h haverá distribuição de acessórios carnavalescos, tais como apites, confetes e espumas e saída às 16h em direção ao Anhangabaú. Os DJs Click, Caio Neiva, Rogermultiuse e Serjô comandarão o som do trio com samba das antigas, ritmos nordestinos, brega, funk, axé e tropicalismo.
Domingo Ela Não Vai
Ele nasceu no ano passado e já arrastou 40 mil pessoas pelas ruas centrais de São Paulo. Este ano, o bloco do jornalista Alberto Pereira Jr. e do programador cultural Rodrigoh Bueno, terá a rainha do rebolado - e do memes - Gretchen como atração principal. Candy Mel, da Banda Uó, é a musa do cordão, que terá som dos DJs Leandro Pardi, Arrigo Araujo e Thy San. O axé é o ritmo predominante no bloco que tem concentração às 14h na Praça do Correio, ao lado do Vale do Anhangabaú.
Segunda, 27/02
Love Fest
A união de alguns dos blocos mais LGBT da cidade se dará neste evento no Largo do Arouche. Em sua primeira edição, o Love Fest contará com a animação do Minhoqueens, Meu Santo É Pop, Domingo Ela Não Vai, Bregsnice e Viemos do Egyto, além de diversas atrações, tais como MC Linn da Quebrada e Pepê e Neném. O coletivo Gaymada São Paulo também estará por lá. A ferveção começa ao meio-dia.
Terça, 28/02
Tô de Bowie
O bloco que celebra o camaleão do Rock, David Bowie, tem concentração às 15h no Largo do Arouche e inicia o cortejo às 16h pela Avenida São João até o Anhangabaú. A folia deve se encerrar às 20h.
Pós-carnaval
Sábado, 04/03
Bloco da Catuaba
Cordão dos organizadores da Catuaba - A Festa arrastou 20 mil foliões em 2016 e está de volta ao Baixo Augusta este ano. A concentração ocorre às 15h na esquina da Rua Augusta com a Rua Matias Aires.
Bloco do Sai, Hétero
Heterossexuais são super bem-vindos, avisam os organizadores, apesar do nome do cordão. O som é recheado de divas pop e a concentração ocorre às 16h em frente ao Nos Trilhos, local de festas descoladas na cidade, na Rua Visconde de Parnaíba, 1.253, próximo à estação Brás do metrô, Zona Leste da cidade.
Chacoalha nas Laje
O bairro de Pinheiros vai ferver com a união das páginas Chacoalha Bichona e Laje VMS. A concentração está marcada para 11h na altura do número 292 da Rua Simão Álvares. A saída é às 13h. No som, os DJs Mílian Dolla, Gael Augusto, Spencer Quintanilha, Brivilati e Victor Miranda.
Heteronormadiva
Bloco que sai do Baixo Augusta e segue até a Vila Buarque tem apoio de grupos como a festa Catuaba Selvagem e o coletivo Gaymada. A concentração ocorre às 14h (saída às 15h) à Rua Fernando de Albuquerque e a dispersão será em frente ao inferninho L' Amour, na Rua Bento Freitas.
Meu Santo É Pop
Outro bloco onde as divas gays reinam, este tem concentração na esquina das ruas Augusta e Antonia de Queiroz, na Consolação, às 14h. A tour, ou melhor, o desfile sai às 15h em direção à Praça do Patriarca, no centro velho.
Domingo, 05/03
Bloco da Diversidade
A cantora Alinne Rosa é a grande atração do bloco da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT) que dá o pontapé inicia para divulgar o tema da marcha, que este ano falará sobre Estado laico. Com apresentação de Tchaka e Carla Rangell como madrinha trans, o bloco terá som do DJ Adipe Neto e concentração às 15h no Largo do Arouche. O desfile se dará entre 16h e 18h pelas ruas do Centro em ritmo de marchinhas, samba-enredo, samba de raiz e axé.
Essa Barra que É Gostar de Você
Bloco tem concentração às 13h e saída às 14h da Rua da Consolação em sentido à Biblioteca Mário de Andrade. Com time de DJs badalados - André Pomba, Rodrigo Bento (Pilantragi) e Evelyn Cristina (Balaio Groove e Gambiarra) - a animação será ao som de pop e marchinhas de carnaval. Haverá geladinhos na faixa e grafite ao vivo durante o trajeto com o artista Victor Lei. A dispersão acontece às 18h.
Pipoca da Rainha
Bloco da Rainha Má, Daniela Mercury, promete muito axé para os foliões no último dia oficial do carnaval de rua em São Paulo. A concentração está marcada para 16h na Rua da Consolação. Trio vai descer a rua no sentido Centro com dispersão às 21h.