Um novo estudo apontou mais um efeito colateral ao uso de poppers: a substância pode causar dano irreparável aos olhos.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A pesquisa, divulgada pelo The British Journal of Ophthalmology, descobriu que a substância pode danificar a fóvea, a parte central da retina.
"Nós usamos a fóvea para ler ou usar um computador ou um smartphone", explicou o oftalmologista Richard Spaide, ao site Health Day. "Pode haver um incrível dano a estas células [com uso de poppers]. "A lesão produzida parece semelhante à causada quando se olha diretamente para o sol."
No estudo, os sintomas mais comuns relatados foram em relação à visão central como manchas e pontos cegos que apareceram após horas ou até dias depois da inalação do poppers.
O responsável por estes episódios é o nitrito de isopropila, principal agente do poppers. Foram observados 12 homens de 31 a 59 anos em um hospital inglês especializado em oftalmologia entre 2013 e 2016.
A boa notícia é que a maioria deles ficou parcial ou totalmente recuperada meses após deixar de usar poppers. Não foi informado qual a porcentagem dos homens ficou com danos permanentes.
Em 2014, um estudo publicado pela Guy's and St. Mary's Foundation, de Londres, já havia apontado o aparecimento de manchas amarelas na área central da retina e cegueira após uso frequente de poppers. Em 2015, um outro estudo, divulgado pelo Journal of Gay and Lesbian Mental Health apontou delírio, dano cerebral e morte súbita como efeitos danosos da substância.
O poppers é um vasodilatador que causa relaxamento dos músculos (incluindo o esfíncter) e euforia. Ele é usado tanto nas baladas como no sexo, em especial, pelos passivos - dentre os praticantes de fist fucking é bastante comum. O efeito colateral mais conhecido é uma forte dor de cabeça.