Investir no seu canal do Youtube é estratégia sábia, não importa qual seja o seu segmento. Confira aqui algumas ideias que vão te ajudar a atrair mais visitantes e fazer o seu canal bombar!
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Só no Brasil o Youtube oferece aos produtores de conteúdo potencial de abrangência de nada menos que 127 milhões de pessoas. De todos indivíduos que usaram a internet no País em janeiro deste ano, 96% assistiram a pelo menos um vídeo no site, que é a plataforma de streaming mais acessada no mundo.
Estes dados, que são parte de um estudo produzido pela We Are Social, em conjunto com a Hootsuite, dá ideia da importância e do impacto que o consumo de vídeos tem na atualidade.
Com tantas opções, como se destacar? Como fazer com que seu canal seja acessado e que seus espectadores sejam fiéis?
Num contexto geral, há duas formas para conquistar esse objetivo, por meio da adequação de conteúdo e do uso de técnicas que colocam sua página em evidência em mecanismos de pesquisa.
Veja abaixo algumas ideias que podem te ajudar a fazer o seu canal no Youtube bombar e saber quais características que estimulam o compartilhamento e tráfego orgânico do seu canal.
Conteúdo e linguagem
Caracterização do público
Um dos conceitos mais importantes de qualquer tipo de comunicação é delinear as características do público ao qual se pretende falar.
Esta definição conduz ao contexto que deve dar suporte ao planejamento e execução da estratégia comunicacional.
Quanto mais se sabe sobre os espectadores e potenciais espectadores do canal, melhor. Por isso, busque toda a informação que puder e coloque seu projeto em linha com os dados obtidos. O ponto focal é o consumidor, não o produto.
Outra questão importante para ter sempre em mente, é que essa análise sobre o perfil e comportamento do público deve ser algo contínuo. Como veremos a seguir, é possível obter muitas informações por meio do estudo de dados e elas podem guiar a insights decisivos para atrair e manter espectadores.
Planejamento
Quando se tem as diretrizes principais de um projeto bem definidas, sua estruturação e andamento se tornam muito menos complicados e o resultado mais profissional e atraente.
Conhecendo seu público e sua marca, crie uma persona alinhada a elas para o seu canal.
Isso quer dizer características bem definidas em questão de linguagem, abordagem, tipo de conteúdo, posicionamento e assim por diante. Manter-se coerente é vital para gerar credibilidade.
Nesse sentido, invista tempo e energia para montar cronogramas, alinhar a identidade visual, definir assuntos e buscar informações.
Seu canal é sua marca, jogue a seu favor atuando como um verdadeiro profissional de relações públicas para agregar e gerar percepção de valor sobre ela.
Para isso, baseie-se em conceitos de branding que, aliás, encontram no formato de vídeos seus grandes aliados no panorama atual.
Relacionamento
Para ganhar o público é essencial que ele se identifique com suas produções. Aplique todos os dados reunidos nas fases anteriores para estabelecer uma conexão com a mente e o coração do consumidor e permitir que ele veja a si mesmo na sua marca.
Mas para engajar é importante humanizar, falar com e sobre pessoas, contar histórias, mostrar empatia com as preocupações, desejos e necessidades do público e, acima de tudo, ser transparente e real.
As pessoas buscam conteúdo que fale diretamente a elas, que seja produzido por quem as entende, representa e é acessível.
Criatividade
Conte novas histórias de novas maneiras. Aproveite todas as ferramentas disponíveis para criar algo único, que te represente, que seja a cara da sua marca e do seu público.
As possibilidades são inúmeras – brincar com estéticas, aplicar efeitos, incluir som, fazer vídeos com fotos, inovar no roteiro e muito mais.
Não se preocupe se tiver que começar filmando com o celular. Porém, considere adquirir equipamentos, porque a qualidade dos vídeos também é um aspecto que pode incentivar o consumo de um conteúdo por meio da geração de valor e credibilidade.
Por outro lado, a etapa de edição já pode iniciar com tudo sem exigir muito investimento.
Plataformas encontradas on-line propiciam metodologias rápidas e fáceis de trabalhar, contam com templates prontos e personalizáveis para simplificar o processo e, além disso, são velozes para renderizar e exportar.
Estrutura e leads são essenciais para o canal bombar
Análise de dados sobre visualização
Como abordado nos tópicos acima, estudar informações sobre seus espectadores é uma grande ferramenta de melhoria contínua. Dados disponibilizados pelo próprio Youtube Analytics fornecem um panorama incrível sobre o cenário de visualizações e interações de seus vídeos.
Saber o perfil geral do espectador, entender qual formato ou conteúdo mais agradou e receber feedbacks, por exemplo, direcionam você em relação planejamento de conteúdo, otimizando resultados, promovendo maior produtividade e gestão de recursos mais inteligente.
Ao atentar-se a esses pontos você pode planejar novas ações com mais eficiência e potencializar seu canal para atingir o máximo alcance.
SEO
Técnicas de SEO também funcionam muito bem para canais do Youtube bombar.
Dedicar-se a aplicá-las na hora de redigir a descrição de cada vídeo impacta no grau de relevância atribuída a ele pelos buscadores e, como consequência, ajudam seu conteúdo a aparecer nas primeiras páginas de resultados.
Links
No mesmo sentido de SEO, implementar link building também é uma ação técnica que vai te ajudar a aumentar seus acessos, de forma bastante significativa.
Isso porque páginas referenciadas em outros sites por meio de links são consideradas mais relevantes pelos buscadores.
Afinal, quanto mais menções ao seu conteúdo você conseguir em sites parceiros, especialmente os relevantes e que recebem visitas, maiores serão as chances de você aparecer nos primeiros resultados, ou seja, no topo das buscas.
Uma maneira de fazê-lo é divulgar sua URL nas suas postagens em outras redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter.
Estes canais são muito eficientes se o intuito é direcionar tráfego e informar os usuários. Como resultado, você conseguirá captar inscritos.
Parcerias e colaborações
Além de buscar parcerias com sites que aceitam artigos e textos opinativos de terceiros e publicar informações e links para o seu canal, como guest posts, colaborações também podem alavancar seu número de acessos simplesmente porque seu colaborador será o convite para tanto.
Novas pessoas passarão a conhecer seu canal e isso aumentará sua abrangência.
Busque sempre agregar pessoas. Ficar preso no seu próprio canal, sem olhar para o que se produz além dele, só vai te prejudicar. Outros criadores de conteúdo são potenciais parceiros, não rivais.
Então, preparado para disparar o número de visualizações e curtidas no seu canal do Youtube?