Saunas gays são parte da cultura homossexual e mesmo quem não as frequenta sabe o que acontece por lá. Esse é o ambiente favorito do personagem-título de Vinícius no Mundo dos Toalhas Brancas, websérie literária de Rafael Farias Teixeira.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Com 13 capítulos publicados em seu blog e com ainda muito por vir, Rafael define o protagonista como um jovem típico da geração Y, um jornalista gay arrogante que é obrigado a sair de sua zona conforto quando a revista onde trabalha anuncia seu fechamento. E o ponto de partida para suas elucubrações é a sauna.
"O tempo me fez perceber que a sauna representa exatamente isso: um mundo de pessoas que estão acomodadas a um tipo de facilidade, de dinâmica – nesse caso, o de conseguir sexo fácil sem precisar se relacionar mais profundamente –, que se comportam basicamente da mesma forma, que procuram a mesma coisa. Que entram em saem de uma caixa sem qualquer mudança neles mesmos. Essa era minha vida", reflete o personagem.
A despeito de terem a mesma profissão, criador e criatura não partilham outras tantas semelhanças. "Há épocas em que me sinto meio acomodado como o Vinícius, sem querer mudar e apenas desfrutando dos pequenos prazeres e confortos que tenho. Mas acho que o Vinícius é bem diferente de mim. Ele é confiante, determinado. Diria que sou mais inseguro que ele", revela Rafael.
Baiano radicado em São Paulo, Rafael escreve no site e na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo, e tem dois romances publicados, Entre Irmãos (2012) e Sopro (2014). A websérie pode ser acompanhada por meio de seu site clicando aqui.