Vencedor do Oscar 2015 de melhor ator pelo papel do físico Stephen Hawking em A Teoria de Tudo, Eddie Redmayne tem outro grande desafio pela frente: o de uma transexual no longa The Danish Girl.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O filme, dirigido por Tom Hooper (de O Discurso do Rei), é baseado em uma história real do pintor dinamarquês Einar Wegener e se passa nos anos 1920. Certo dia, ele é persuadido pela mulher, Gerda Waud (vivida por Alicia Vicander), que também é artista, a posar para ela com roupas femininas substituindo uma modelo que faltou e para que a esposa não atrase a obra.
Com o tempo, Einar se identifica com a figura feminina, começa a sua transformação como mulher e se assume como Lili Elbe. Mas a história de amor entre o casal permanece.
O ator contou a ajuda da diretora de movimentos Alexandra Reynolds com quem trabalhou em "Teoria" para ajudá-lo a coreografar suas ações. "Nós estamos olhando tudo por uma perspectiva feminina", disse Redmayne ao jornal The Daily Mail.
Ele define a história dos dois como um estudo de "autenticidade, identidade e amor". E continua: "Eu acho que é o papel mais sensível que eu já interpretei". Redmayne contou que conversou com muitas pessoas da comunidade trans para pesquisar sobre o papel.
"O perigo da cirurgia era tão extremo naquela época. É uma coisa muito corajosa o que Einar fez", disse o ator. Einar/Lili foi uma das primeiras transexuais do mundo a se submeter à cirurgia de redesignação sexual. O longa estreia em 2016.