O Reino Unido foi eleito o país europeu mais progressista em relação aos direitos LGBT. A análise foi feita pela ILGA-Europa (Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Intersexos europeia, na sigla em inglês) no estudo intitulado Índice Arco-Íris da Europa 2015.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O país alcançou 86% dos 48 critérios avaliados pela entidade. Se dividirmos o Reino Unido pelos quatro países que o constituem, a Escócia chega a um índice ainda mais alto: 92%.
Outras nações muito bem avaliadas foram: Bélgica (83%), Malta (77%), Suécia (72%), Croácia (71%) e Holanda, Noruega e Espanha (69% cada uma).
Na outra ponta, ficou o Azerbaijão (meros 5%). Quem também mal respeita os LGBT são Rússia (8%), Armênia (9%), Ucrânia (10%), Mônaco (11%) e Turquia (12%).
A pesquisa foi dividida em seis grandes grupos de critérios: Igualdade e não-discriminação (que incluem, por exemplo, se este direit está na Constituição do país), Família (casamento, adoção, dentre outros), Crime de ódio e discurso de ódio (se há leis que protegem LGBT), Reconhecimento de identidade de gênero, Liberdade de expressão e de associação e Asilo político.
Para ver o estudo completo clique aqui.