Um dos points LGBT mais famosos de São Paulo, o Shopping Frei Caneca comemora 15 anos em maio. Para marcar a data, o centro de compras abriu exposição e lembrou dos arco-íris em uma das obras.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Em formato que mescla aspectos de uma caneca e da fachada do shopping, a obra em madeira, assinada por Tunico Lages, traz figuras estilizadas de diversas cores e que remetem a gêneros diferentes. Na legenda, um resumo de quem foi o frade que dá nome ao local e a informação de que a ideia da escultura foi a destacar a diversidade que impera no shopping.
"Quem bebe da minha caneca tem sede de liberdade!' dizia Joaquim da Silva Rabelo, mais conhecido como Frei Caneca. Quando garoto Joaquim vendia caneca pelas ruas de Recife, daí a origem de seu apelido eclesiástico. Em homenagem ao religioso de ideias liberais, a rua do bairro Cerqueira César ganhou o nome de Frei Caneca. Tunico se inspirou na história do frade para transformar o edifício do empreendimento em um caneco, a fim de mostrar que o centro também preza pela liberdade e promove convívio entre a diversidade", diz o texto da obra.
A mostra traz ainda obras de Reynaldo Berto, Maria Cininha, Elza Carvalho e Micha, dentre outros, que destacam de maneira leve e criativa o espírito empreendedor de Francisco Rodrigues, além de particularidades do shopping, tais como moda, teatros, cinemas, sustentabilidade, centro de convenções, o Espaço Kids e os novos empreendimentos do entorno que trouxeram mais público para o centro de compras.
A exposição 15 anos Shopping Frei Caneca está no piso 3 do local até 31 de maio. O endereço e horários estão em nosso Roteiro.