Com o objetivo de mostrar o que está por trás de ataques homofóbicos e discursos contra a cidadania LGBT, pesquisa da agência de projetos Design de Causas levantou os medos que heterossexuais têm na convivência com o segmento arco-íris.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A resistência de jovens héteros ao avanço dos direitos LGBT está calcada em pavores tais como o arruinamento da família, a liberalidade sexual promovida por LGBT, o assédio sexual, o fim da liberdade de expressão - como não poder fazer piadas sobre gays -, e uma pretensa situação de privilégios para homossexuais.
Também foram levantados medos que os gays sentem na convivência com héteros. Aí estão a rejeição pela família, agressão, assassinato e apoio a causas conservadoras.
A pesquisa, qualitativa, ouviu 35 jovens de 20 a 30 anos utilizando grupos de debate como dinâmica. Foram feitos quatro encontros entre os entrevistados, de diversas orientações sexuais, religiões, classes sociais e opiniões sobre homossexualidade. Todos os ouvidos são moradores de São Paulo e estão nas classes A, B e C.
O resultado do estudo vai dar base para campanha da empresa a favor do respeito à diversidade. A ação, intitulada Paz pelo Amor, tentará justamente contrapor os medos dos héteros expressos nas entrevistas.