Algo raro dentre as capitais brasileiras - e quiçá inédito - a Parada do Orgulho LGBT de Maceió entrou para o Calendário Turístico da Capital alagona após aprovação de um projeto de lei na Câmara de Vereadores.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
O PL, de autoria de Tereza Nelma (PSDB) foi aprovado em 11 de março e surgiu de uma demanda do Grupo Gay de Alagoas (GGAL). O projeto também estabelece a Praça Rayol, no bairro de Jaraguá, como local de concentração dos participantes do evento.
“Esta é uma ação que atende ao movimento LGBT. Há muito eles reivindicavam este reconhecimento à luta contra a discriminação, não só sexual, mas de toda espécie. O dia da parada é o momento de chamar a atenção para a problemática", disse a vereadora.
O evento, segundo seus organizadores, é o segundo maior do Estado em termos de público e reúne entre 80 mil e 150 mil pessoas. Em 2015, a parada, que chega a sua 15ª edição, deve ser realizada em 22 de novembro. No mesmo período acontecerão o II Festival de Arte e Cultura do Estado e 15º Ciclo de Ativismo LGBT de Alagoas.