Luiz Fernando Carvalho, que assina a direção de Velho Chico, próxima novela das 9 da TV Globo, disse que as declarações homofóbicas de Benedito Ruy Barbosa não representam a opinião de mais ninguém da equipe da novela.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
"A declaração do Benedito não corresponde ao meu pensamento nem ao pensamento de toda a minha equipe, incluindo aí os autores, Edmara e Bruno [filha e neto de Benedito] além de todo o elenco", disse o diretor ao jornal O Globo.
"Foi um momento muito infeliz", resumiu Carvalho. "Repudio firmemente toda forma de preconceito. A novela fala de amor, inclusão e lutas por direitos de igualdade e justiça. Sinceramente, não posso entender como um escritor tão sensível possa ter chegado a este ponto."
De acordo com vários sites, a TV Globo pensou em emitir uma nota de repúdio dizendo algo parecido - que essa não é a opinião da emissora e que é a favor da inclusão -, mas o canal achou que aumentaria o burburinho em torno do assunto e prejudicaria a estreia da novela, marcada para segunda-feira 14. Errou a Globo. A emissora deveria, sim, ter se pronunciado.
Mais
>>> Odeio história de bicha, diz autor de 'Velho Chico'
>>> Em reação a homofobia de Benedito, gays boicotarão 'Velho Chico'
>>> Aguinaldo Silva joga shade histórico em novelista homofóbico
Barbosa disse, na festa de lançamento da novela, segunda-feira 7, barbaridades sobre os homossexuais, como o de ter um "puta orgulho" que os homens de sua família sejam todos "machos pra cacete". Tivesse dito que sente orgulho de que eles sejam brancos, duvidamos que o canal emitiria uma nota rechaçando o racismo.
Autor do argumento e supervisor de Velho Chico, Barbosa ganhou o repúdio do deputado federal Jean Wyllys (Psol-RJ), que o chamou de ignorante e preconceituoso, foi alvo de indiretas do autor Aguinaldo Silva e de uma campanha na internet de boicote à novela.