"Creio que o senhor Jesus deu um excelente exemplo de mensagem para todos os pecadores: não incriminou ninguém, exceto os religiosos hipócritas." Essa declaração vir de Jean Wyllys ou de um ativista LGBT tal como Toni Reis, ah, normal! E vindo da boca do líder evangélico neopentecostal com mais seguidores no Brasil? Pois a frase é do próprio Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Semanas após dizer em programa de rádio que Jesus nunca falou contra homossexuais e que, portanto, não se deveria condenar LGBT, Macedo voltou ao assunto em entrevista para o portal Uol feita pelo jornalista Ricardo Feltrin.
Há forte contradição nas falas do líder. "A Universal sempre aceitou e aceita todos os homossexuais, como acolhe qualquer ser humano do jeito que ele é. Nossa missão é pregar o Evangelho a toda criatura, independentemente do que ela é, faz ou deixa de fazer", disse na entrevista, para, se desdizer em linhas depois.
Perguntado sobre "cura gay", o bispo resvalou no absurdo e mostrou esperar mudança de orientação sexual e identidade de gênero. "A conversão não depende de bispos, de pastores e da Universal. É uma obra exclusiva do Espírito de Deus. Como disse, nossa missão é pregar o Evangelho. O resto fica por conta de Deus."
Balanço: longe do ideal para nós LGBT, mas já quebra, de dentro, importante pilar do discurso religioso homofóbico.
Veja toda entrevista de Edir Macedo para o jornalista Ricrado Feltrin aqui.