Vitória! Os dois maiores defensores dos direitos LGBT na Câmara dos Deputados foram reeleitos. E com louvor! Jean Wyllys (Psol--RJ) e Erika Kokay (PT-DF) receberam grande número de votos na eleição deste domingo 05.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Wyllys, que em 2010 foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro com apenas 13.018 votos, viu sua votação se multiplicar em 11 vezes. Agora, o parlamentar foi o sétimo colocado na lista dos eleitos no Estado, com 144.770 votos (ou 1,90% dos votos válidos).
Erika também teve votação muito expressiva no Distrito Federal. A deputada foi reeleita com 92.558 votos (ou 6,37% dos votos válidos), ficando em terceiro lugar para a câmara dentre os concorrentes do DF.
Ambos são autores de duas das propostas mais significativas para os cidadãos arco-íris. É deles a PEC do Casamento Igualitário, que propõe mudanças na Constituição para reconhecer na lei casamentos entre pessoas do mesmo sexo, e também a Lei da Identidade de Gênero (ou Lei João W. Nery) que permite que pessoas possam passar por cirurgia de redesignação do sexo sem necessidade de ajuda psicológica ou autorização judicial.