O longa-metragem Hoje Eu Quero Voltar Sozinho está fora da disputa do Oscar. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou, na sexta-feira 19, as nove produções pré-indicadas a melhor filme estrangeiro em 2015. Os cinco finalistas serão conhecidos em 15 de janeiro e a cerimônia acontece em 22 de fevereiro.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Ao jornal O Globo, Daniel Ribeiro, diretor do filme, afirmou que se o seu longa continuasse na disputa, ele seria o "azarão", já que a produção não havia conquistado nenhuma indicação em importantes prêmios que antecedem o Oscar, como o Globo de Ouro e o Independent Spirit Awards.
A bela fita de Ribeiro conta a história de um garoto cego (intepretado por Ghilherme Lobo) que é objeto da paixão da melhor amiga enquanto descobre estar apaixonado por um novo colega que chegou à escola. O filme recebeu o Teddy Award, de melhor produção LGBT no Festival de Berlim no início do ano.
"Hoje" foi escolhido em setembro como representante brasileiro no prêmio hollywoodiano. Os outros filmes que ainda podem ir para o Oscar são o argentino Relatos Selvagens, de Damián Szifrón; o estoniano Tangerines, de Zaza Urushadze; o georgiano Corn Island, de George Ovashvili; o mauritaniano Timbuktu, de Abderrahmane Sissako; o holandês Accused, de Paula van der Oest; o polonês Ida, de Pawe? Pawlikowski; o russo Leviathan, de Andrey Zvyagintsev; o sueco Força Maior, de Ruben Östlund; e o venezuelano Libertador, de Alberto Arvelo.