O governo indiano propôs uma espécie de "bolsa trans". Famílias que tiverem crianças transgêneros receberão uma ajuda financeira mensalmente.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Segundo a proposta, que deve passar a valer em 2015, famílias com renda abaixo de um determinado patamar poderão pedir o auxílio de 1 mil rúpias (cerca de R$ 42). Elas devem apresentar uma declaração de que o filho ou a filha está demonstrando "comportamento de disforia de gênero".
Outros benefícios são bolsas de estudo para o ensino superior e financiamento extra para pagar cursos profissionalizantes. As medidas são importantes já que pessoas transgêneros (também chamadas de hijras) no país são marginalizadas e deixam a escola muito cedo. Muitas são expulsas de casa e convivem com a violência e doenças como a aids.
"Há uma alta taxa de evasão principalmente do ensino elementar ao secundário. É somente por meio da educação que eles podem lutar contra o estigma associado a eles", disse um funcionário do governo ao jornal Telegraph indiano.
Na Índia, existem cerca de 3 milhões de pessoas trans. Em abril, o Supremo Tribunal do país garantiu reconhecimento legal aos transgêneros permitindo uma terceira categoria de gênero nos documentos de identidade.