Um novo meio de se prevenir do HIV surgiu no horizonte. O método é um microbicida a base do antirretroviral Tenofovir aplicado no reto.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Os estudos inéditos com a nova substância passaram pela fase dois, mas não há consenso sobre a ida para a próxima etapa. A razão é a necessidade de o gel com o medicamento ser introduzido com um aplicador. Estudos mostram que as pessoas teriam mais aderência ao procedimento se ele pudesse ser introduzido com os dedos ou com o pênis.
O diretor de prevenção e saúde de homens gays da Fundação de Aids de Chicago e cofundador da Defesa Internacional de Microbicidas Retais, Jim Picket, falou desse obstáculo ao site HIV Equal.
"Os aplicadores têm sido importantes para esses estudos iniciais para facilitar a dosagem exata. Mas um dos sonhos do campo de microbicidas retais sempre foi desenvolver um lubirificante com propriedades anti-HIV", disse Picket. "O uso de lubrificante é extremamente comum e agradável - mas a tendência é aplicar os lubrificantes com os nossos dedos e nossos pênis. Na vida real, aplicadores não são realmente utilizados."
Segundo Picket, a Rede de Experimentos com Mircrobicidas (MTN, na sigla em inglês), planeja um estudo com casais gays em que a substância seja aplicada com dedos e pênis para saber se a droga chega a onde é necessário dessa forma. "É um estudo muito inovador e excitante, algo que nunca vimos antes", declara.