Pelo 21º ano consecutivo a cidade de São Paulo receberá o maior festival de cultura LGBT da América Latina. A partir de 7 de novembro o Festival Mix Brasil da Cultura da Diversidade traz à capital mais de 140 filmes, dentre longas e curtas-metragens.
O homenageado do ano é Travis Mathews, que co-dirigiu com James Franco Interior. Leather Bar, filme que abre o evento. O longa reelabora cenas cortadas do polêmico Parceiros da Noite (1980), de William Friedkin. A produção estrelada por Al Pacino tratava de um serial killer na cena sadomasoquista gay nova-iorquina. Agora, o filme é estrelado por Val Lauren e contém cenas de sexo reais.
Mathews também ganha uma retrospectiva de seus trabalhos e serão exibidos I Want Your Love, In Their Room: Berlin, In Their Room: London e In Their Room: San Francisco.
A seleção de longas está caprichada. Os premiados “Um Estranho no Lago, de Alain Guiraudie, e Tatuagem, de Hilton Lacerda, estão nesta edição. Outros destaques são o argentino “A Paixão de Verónica Videla”, de Cristian Pellegrin, o norte-americano I Am Divine, de Jefrey Schwar, o sul-coreano Noites Brancas, de Heee-il Leesong, e o Gerontophilia, o mais recente de Bruce LaBruce, que já esteve em várias edições do Mix.
Literatura, debates, teatro, dança e música se aliam ao cinema para comporem uma sólida mostra do universo LGBT contemporâneo. O aguardado Show do Gongo, sempre apresentado por Marisa Orth, deve continuar sendo uma das sessões mais disputadas do festival e toma lugar no Centro Cultural São Paulo, dia 12.
21º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
07 a 17 de novembro.