Embratur destaca forças social e econômica do turismo LGBT

Em carta, presidente Vicente Neto destaca importância do segmento

Publicado em 29/12/2014
turismo LGBT turismo gay embratur
Turistas LGBT gastam 30% a mais que viajantes heterossexuais

O poder econômico do segmento LGBT no turismo é cobiçado pelos principais mercados de turismo no mundo. E o Brasil não quer ficar de fora. Essa é a postura do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), responsável por promover a imagem nacional junto a potenciais viajantes estrangeiros. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook 

Os argumentos são vários, como atesta o presidente da Embratur, Vicente Neto, em carta feita para o projeto Trae Tus Colores, executado pela ONG Palco em dezembro de 2014 em Madri e Valência, na Espanha. A Guiya Editora apoiou a iniciativa. 

"É um segmento que possui um grande potencial para a geração de divisas para o Brasil, pois apresenta gastos per capita mais elevados, em média 30% superior que o turista sexual", sublinha Neto. 

Em termos de eventos, o país também se destaca. "Com a realização de mais de 180 Paradas LGBTs por ano, o País oferece cultura, lazer e entretenimento."

O presidente também elenca ações que o órgão tem feito nos últimos anos para atrair os turistas arco-íris e qualificar o país para bem receber esse viajante. 

Brasil como destino LGBT

O segmento LGBT vem ganhando cada vez mais espaço no cenário mundial, principalmente no que diz respeito ao turismo. A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) incentiva o turismo, lazer e entretenimento dos consumidores do mercado LGBT para consolidar o País como um destino no qual o reconhecimento e o respeito à diversidade, em todos os seus aspectos, cresce a cada dia.

Identificar os segmentos turísticos com maior potencial de promoção internacional tem sido a preocupação da Embratur nos últimos anos, tendo em vista o período de alta exposição no qual nos encontramos, em virtude dos megaeventos que o país está recebendo.

Notadamente é um segmento que possui um grande potencial para a geração de divisas para o Brasil, pois apresenta gastos per capita mais elevados, em média 30% superior, que o turista heterossexual. As exigências por segurança, conforto e receptividade, garantem aos empresários que trabalham com esse nicho de mercado, a venda de produtos de qualidade e excelência.

Hoje, o Brasil é um dos países mais procurados na América do Sul pelos turistas LGBTs. Os principais destinos são Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Florianópolis. Com a realização de mais de 180 Paradas LGBTs por ano, o País oferece cultura, lazer e entretenimento, bem como aquisição de artigos de luxo.

Em busca de promover o Brasil como destino LGBT, a Embratur tem desenvolvido a promoção internacional do segmento baseada em dois eixos: participação em feiras e eventos internacionais, com destaque para a Conferência Anual da IGLTA (International Gay and Lesbian Tourism Association), que em 2012 foi realizada pela primeira vez no hemisfério sul, em Florianópolis, e em 2013, em Chicago, EUA; e ainda no apoio à estruturação do trade que opera o receptivo no Brasil, em parceria com a ABRAT-GLS (Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes), associação que lidera o segmento no mercado turístico brasileiro.

Nosso objetivo é ampliar a visibilidade e a participação do Brasil no segmento turístico LGBT mundial, aumentando a entrada de visitantes e de divisas por meio dessa parcela de turistas. Nos anos recentes, o Brasil avançou em sua legislação sobre o respeito ao reconhecimento e a proteção dos direitos LGBT.

A capacitação de destinos brasileiros, tanto institucional como comercial, tem consolidado os destinos gay friendly, e expandido o interesse por parte de municípios a tornarem aptos a receber o turista LGBT. É com satisfação que damos as boas-vindas aos participantes do Trae Tus Colores. Uma excelente oportunidade para discutir as melhores práticas da indústria do turismo e alertar o público para a importância do mercado LGBT. Apostar nesse promissor segmento é uma tendência mundial e contribui para o desenvolvimento econômico e social do País. Estamos juntos nesse esforço.

Um abraço e espero que aproveitem bem o evento!

Vicente Neto Presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo)


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.