Madonna já começou a quarta década de carreira e Living for Love - primeiro videoclipe do álbum Rebel Heart - mostra que a mensagem de empoderamento das mulheres contra os homens continua.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Desta vez, a cantora está num cenário simples e veste roupas de toureiro desafiando uma espécie de Minotauro, criatura que na mitologia grega possuía cabeça de touro e corpo de homem.
Em 1989, a cantora realizou um de seus maiores manifestos feministas em formato de clipe com Express Yourself, um grande hit do álbum Like a Prayer. Em clima que remetia ao clássico filme expressionista alemão Metrópolis (1927), Madonna pedia que as mulheres não se contentassem com segundo lugar nem em serem apenas objeto do desejo dos homens.
Há 20 anos, com direção de arte e fotografia primorosas, Rainha do Pop já havia usado as touradas como pano de fundo de outro tema, a violência doméstica.
Gimme All Your Luvin', carro-chefe de seu penúltimo álbum, MDNA (2012), colocou a cantora pisando literalmente nos homens e chamando outras duas mulheres (M.I.A. e Nicki Minaj) para construir seu império feminista.