Conhecida pelos belos boys, Termas Fragata completa 35 anos

Casa em Pinheiros é uma das mais antigas saunas gays do país

Publicado em 14/05/2015
termas fragata sauna gay boys são paulo
Em uma noite, chega a haver 70 boys na casa

No mesmo endereço desde a inauguração, em Pinheiros, a Termas Fragatacompleta 35 anos este mês, o que lhe dá um honroso lugar dentre as saunas gays mais antigas do Brasil. 

Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook 

Quem não a frequenta lhe dá a fama pelos boys - numerosos ao ponto de chegar à marca de 70 em uma única noite. Quem é cliente lhe dá a fama pelos boys, claro, mas também pelo clima de amizade.

Quer prova? Uma das noites mais cheias é a do bailão. Isso mesmo! Forró, sertanejo, brega, música de raiz brasileira e, para deixar tudo ainda mais animado, cinco rapazes do casting da casa à disposição para dançar com os frequentadores. 

Ainda há noites da macarronada, karaokê e até comemoração de aniversário de clientes mais antigos, que são agitadas com amigos de longa data, go-go boys e bolo. Tudo a caráter: toalha na cintura e sorriso no rosto.  

Criada e até hoje liderada pelo aparecidense Carlos Roberto e pelo português Antônio Fernandes, a sauna tem suas tradições. Desde 1980, o horário de funcionamento é de 14h à 0h. O lugar é o mesmo, mas ampliou-se. De uma casa, passou a ser duas.

As transformistas são outra marca. Nanny People, Manon, Miss Biá, Leo Áquila e muitas outras pisaram primeiro no palco da Fragata antes de brilhar pelo Brasil. Rapazes capas de G Magazine, os ladrilhos do lugar viram primeiro do que os compradores da revista de nu masculino. E há clientes de mais de três décadas! Juventude, maturidade e muita diversão dentre as paredes do lugar. 

Tradições à parte, ser testemunha e locus da história por 35 anos prova-se desafiador. Juaci Magalhães é gerente da Termas Fragata há 27 anos. Perguntado sobre como foi trabalhar com o público gay nos anos 1980 e 1990, a fala é registro de uma época triste.

"Era comum mãe de cliente mais assíduo ligar para nós e explicar por que o filho não estava vindo mais: 'Morreu de aids'. Perdíamos clientes, boys. O medo era constante. O pessoal não se cuidava." Hoje a sauna tem convênio com o governo, que envia ao estabelecimento 50 caixas de camisinha por mês. Os clientes, que estão na longa faixa de 25 a 75 anos de idade, têm acesso gratuito aos preservativos.  

O salto para 2015 mostra outro pedaço da história. Essa, hídrica. A crise d'água fez a sauna, no início de maio, comprar duas caixas grandes para driblar a falta de abastecimento. O poço próprio já não era tanta garantia das chuveiradas. 

A beleza e sensualidade dos boys merece um apontamento: desde o início da sauna não são paulistanos que recheiam as toalhas do lugar. "Sempre tivemos mais vindos de Porto Alegre, Bahia, Rio... Poucos são daqui porque eles têm receio por morar na cidade e acabam indo para outros Estados", revela Juaci. 

Dentre "importações e exportações", um caso curioso: um garoto de programa conhece clientes fora da sauna e gosta de levá-los até o lugar. Idade dele, conhecido de décadas da termas: 50 anos! 

Veja detalhes da festa de aniversário de 35 anos da Termas Fragata em nossa Agenda. 


Parceiros:Lisbon Gay Circuit Porto Gay Circuit
© Todos direitos reservados à Guiya Editora. Vedada a reprodução e/ou publicação parcial ou integral do conteúdo de qualquer área do site sem autorização.