Marcio Claesen
Evento que mais atrai turistas para a cidade e segundo mais rentável do ano (atrás da Fórmula 1), a Parada do Orgulho LGBT está dentre as maiores manifestações do gênero no mundo. Marcada para o próximo domingo, 04, a parada agrega este ano - como tem sido há mais de uma década - dezenas de eventos, oficiais ou não, deixando São Paulo ainda mais movimentada.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook.
De quarta a domingo, as opções incluem a 14ª Feira Cultural LGBT, a Caminhada Lésbica, a estreia do espetáculo Dark Room, lançamentos de livros e muitas, muitas festas, como as dedicadas aos bears, after-hours, pool parties e concurso de drags. Abaixo, veja alguns destaques da semana. Para mais detalhes sobre cada um, clique no evento. A programação completa está em nossa Agenda aqui ao lado. Divirta-se!
Quarta-feira, 30/04
Pelo segundo ano consecutivo, a festa oficial da parada será realizada junto a Gambiarra, na The Week. Além do time de DJs da festa de música brasileira, Tchaka Drag Queen, Ioiô Vieira de Carvalho e o presidente da Associação da Parada, Fernando Quaresma, estarão discotecando.
No Templo Club rola mais uma edição da Bigger, dedicada aos rapazes peludos, fortões ou maduros. Os modernos podem ouvir novas tendências eletrônicas na Cio, de Glaucia ++, que recebe a Discotexxx no Lions. A Flexx abre excepcionalmente na quarta com house music reinando na Barra Funda com a Flex Lovers.
Quinta-feira, 01/05
O feriado é agitado e começa cedo. A partir de 10h a 14ª Feira Cultural LGBT reúne compras, prêmio, shows, oficinas e cidadania na Praça da República. Um dos eventos é a Tarde de Autógrafos da coletânea gay Orgias Literárias da Tribo, às 15h.
A badalada Jungle Party ganha edição Pride a partir de 15h no Tatuapé com line-up que inclui o espanhol Rapha Madrid e o mexicano Adrian Dalera.
As meninas têm atenção especial. A já tradicional Festa Valentina ganha edição no Playground na noite lésbica Dyke Room. A mensal Bubu Só Para Elas têm edição especial da parada na Bubu.
E não para por aí. A Blue Space recebe a Let's Club - @eZatamentchy, do clã de Brasília com a turnê do perfil de humor gay que bomba no Instagram.
Para os mais saidinhos, tem Clube dos Devassos no sex club RG Bar e Clube dos Pauzudos, com esquenta para a gay pride na Wild Thermas, dentre as opções.
Sexta-feira, 02/05
Murilo Effe, conhecido pela personagem drag Nata$hara$ha dirige e atua no espetáculo Dark Room, que estreia sexta no Teatro do Ator. No mesmo dia tem pré-estreia de Do Lado de Fora, comédia gay com Silvetty Montilla no elenco.
Os bears e amantes deles têm duas boas opções: a Ursound realiza pelo nono ano sua edição Pride, com o argentino DJ Bear e um cast caprichado nas pick-ups. A Playground também fica mais peluda com a Bearplay.
A melhor drag queen brasileira será escolhida no Brazilian Drag Show, festa da Blue Space que já virou tradição. O clã The Week faz mais uma edição da Toy, no Grand Metrópole, com o alemão Micky Friedmann e o canadense Jackinsy dentre os DJs da noite.
Sábado, 03/05
Sábado começa com a edição especial do after-hours Next Pride, na Blitz Haus, às sete da matina. O inédito Praia do Futuro, com Wagner Moura como um salva-vidas gay, tem sessão gratuita no Shopping Frei Caneca, às 11h. À tarde, a Caminhada Lésbica realiza sua 12ª edição indo da Paulista até o Arouche, onde ocorrem manifestações artístiscas.
Como parte de seu Eterna Festival, a The Week realiza a aguardada GiraSol, a partir de 15h com Grá Ferreira, Vlad e os internacionais Isaac Escalante, do México, e Tommy Maizner, de Israel.
À noite, funk ostentação é o hit da festa mensal Ostentation Open Bar que ganha a edição Cruzeiro das Loucas, no Tato's Bar, na Barra Funda. A Ursound se une à argentina Amerikanbears e traz o DJ Alex Ramirez, além de bons nomes da cena nacional.
Dentre os sex clubs, o Upgrade se agita com a Macholokos da Parada, o RG tem a Fist Club para adeptos da prática e na Wild Thermas, o Clube dos Pauzudos - Só Filés promete não deixar nenhum espaço vazio na casa.
Domingo, 04/05
A grande atração do domingo é, claro, a 18ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. A partir das 12h, com concentração desde às 10h na frente do Masp, o evento deve atrair milhares de moradores e turistas e tem como tema "País vencedor é país sem homolesbotransfobia. Chega de Mortes! Criminalização Já!"
Mais tarde, duas das festas mais cheias do pós-parada são a Matinê Blue Pride com timaço de drags como Silvetty Montilla, Thalia Bombinha e Danny Cowlt na Blue Space, e a Grind, do DJ e produtor André Pomba, com muito pop rock e anos 1980 nA Lôca.