O clássico norte-americano Will & Grace, que foi ao ar entre 1998 e 2006, ainda rende pelo mundo. Uma nova série chinesa inspirou-se nos personagens e tem feito sucesso na web.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Já que televisão do país é conservadora demais para a temática gay, então, Rainbow Family estreou diretamente na internet. Prova de que o assunto por lá também gera interesse são os números: 24 milhões de visualizações no canal do programa.
A série mostra a história de Xie Kezan, um estudante de 24 anos, cujos pais ainda não sabem que ele é gay. Ele mora com a melhor amiga, Song Yi, que às vezes precisa se passar como namorada de Xie.
Editora de estilo de uma revista, ela tem um histórico tragicômico: seus últimos cinco namorados se revelaram homossexuais. Song Yi também tem um bordão em sua aproximação aos homens: "E aí, gostosão, você gosta de mulheres? Estou disponível para o casamento a qualquer momento."
A dupla também divide o apartamento com o fashionista Austin Erbao Huang, que tem um ex-namorado que sempre está pelo apartamento para filar a comida.
A primeira temporada da série centra-se nas confusões dos amigos em torno da visita de um amigo de infância de Xie, heterossexual, que chega a Pequim e fica hospedado na casa do grupo.
O produtor do programa, Ling Jueding, também é dono de um aplicativo de encontros entre gays chamado Zank. "A maioria dos chineses não é incondicionalmente homofóbico, eles simplesmente preferem permanecer na ignorância sobre a homossexualidade, a menos que isso comece a afetá-los de alguma forma real", disse Ling ao site Fusion.net.
"Eu espero que esse show possa fornecer um retrato real e positivo da vida de gays e lésbicas, assim como Will & Grace fez para os americanos", afirmou.
A aceitação à série foi tão grande que Rainbow Family ganhou legendas em japonês, vietnamita e coreano para os países vizinhos possam acompanhá-la.