Um ano após o Festival de Berlim consagrar Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, que levou dois prêmios no evento, outro longa brasileiro que retrata a homossexualidade foi muito bem recebido.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Beira-Mar, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon, é a história de dois adolescentes gays que estão no próximo de "coming out" (se declararem gays) para o mundo.
"O 'coming out' é algo complexo e era importante mostrá-lo em um filme. Queríamos um filme no qual os adolescentes se sentem seguros de assumir sua sexualidade cercados de amigos que os apoiam, sem drama", contou Reolon à Agência France-Presse, após a estreia do longa na Mostra Forum na edição 2015 do festival.
Os diretores, que são um casal, disseram que têm bastante sintonia juntos e que não dividem o trabalho, ambos cuidam de todas as partes do processo cinematográfico. O longa foi filmado em julho de 2012 em Capão da Canoa (140 km de Porto Alegre).
Enquanto ainda não há previsão de estreia do longa no Brasil, Reolon e Matzembacher já planejam a próxima produção. Ela se chamará Garoto Neon e será rodada em Porto Alegre. A história girará em torno de dois atores eróticos que trabalham mostrando o corpo pela webcam.