Parece cômico, mas pode se tornar uma realidade em breve na Califórnia. Uma nova regra quer obrigar que em todas as produções pornográficas filmadas no Estado norte-americanos os atores usem óculos de proteção.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
A regra foi proposta na semana passada pela Divisão Estadual de Segurança do Trabalho e Padrões de Segurança (OSHA, na sigla em inglês). O objetivo é aumentar a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. A medida ainda terá tempo de ser discutida pois a decisão sairá em março de 2016.
Em 2012, uma lei do condado de Los Angeles passou a obrigar o uso do preservativo em todos os filmes pornôs realizados ali. Por causa disso, a produção de filmes adultos na cidade caiu 90% - de cerca de 500 para 40 por ano. A maioria das produtoras passou a filmar em outras cidades da Califórnia.
A restrição que a indústria de filmes adultos passa nos Estados Unidos tem nome e sobrenome, segundo sites norte-americanos: Michael Weinsten, presidente da Aids Healthcare Foundation. Durante anos, ele atacou a recusa das produções pornôs em usar preservativos e há cinco anos fez um pedido formal à OSHA para imprimir restrições de higiene bem rigorosas.