Cerca de 25 mil norte-americanos estão tomando o Truvada - droga que faz parte da PrEP, profilaxia pré-exposição ao HIV.
Curta o Guia Gay São Paulo no Facebook
Segundo um levantamento reportado pela entidade Aidsmap, 8.512 pessoas levaram prescrição da PrEP às farmárcias dos Estados Unidos desde 2012. No período até o ano passado, esse número era de 3.253 pessoas.
Entretanto, apenas 39% das farmárcias participaram da pesquisa. Considerando todas as farmárcias do país, e levando em conta a mesma proporção de prescrições, haveriam 22 mil usuários do Truvada.
A esse número se somariam ainda outras 8 mil pessoas que usam a droga por meio de estudos e programas de saúde dos fabricantes do medicamento, ou seja, que não passam pelas farmácias.
Essa matemática fecha em 25 mil porque os médicos calculam que ao menos 5 mil começaram a usar a droga e pararam. Médicos ouvidos pela entidade afirmam que este número ainda é bastante pequeno perto dos que deveriam usar o Truvada no país. Calcula-se em 415 mil pessoas (275 mil gays e 140 mil héteros) que formam grupo de risco.
Combinação do tenofovir com a emtricitabina (duas das drogas que também tratam os soropositivos), o Truvada teve eficiência comprovada em pesquisas nos Estados Unidos de ao menos 90% de prevenção ao HIV (fala-se de até 99%). No Brasil, o medicamento ainda está em estudo com voluntários em São Paulo e no Rio de Janeiro.